‘Animais Fantásticos 3’: Diálogo gay sobre passado de Dumbledore é cortado na China
Longa-metragem chega ao Brasil nesta próxima quinta-feira, dia 14/04
Uma referência a um relacionamento gay entre Dumbledore (Jude Law) e o amigo de infância que virou amante, Grindelwald (Mads Mikkelsen), foi cortada do lançamento chinês de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”. A Variety confirmou as edições com a Warner Bros., a distribuidora por trás do filme, que defende as edições menores, que envolveram o corte de seis segundos do diálogo.
A Warner Bros. aceitou o pedido da China para remover o diálogo, que incluía as linhas “porque eu estava apaixonado por você”, faladas por Dumbledore, bem como “no verão Gellert [Mikkelsen] e eu nos apaixonamos”. (Via News.com.au.) O vínculo de Dumbledore e Grindelwald permanece intacto, embora implícito. A autora de “Harry Potter”, J.K. Rowling, anunciou pela primeira vez que Dumbledore era gay em 2009, mas os filmes ainda não abordaram completamente a sexualidade do personagem até este mais recente lançamento.
“Como estúdio, estamos comprometidos em proteger a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende a circunstâncias que exigem cortes sutis para responder com sensibilidade a uma variedade de fatores do mercado”, disse a Warner Bros. “Nossa esperança é lançar nossos recursos em todo o mundo conforme lançado por seus criadores, mas historicamente enfrentamos pequenas edições feitas em mercados locais.”
A declaração continuou: “No caso de ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’, um corte de seis segundos foi solicitado e a Warner Bros. aceitou essas mudanças para cumprir os requisitos locais [da China], mas o espírito do filme permanece intacto. Queremos que o público em todo o mundo veja e aproveite este filme, e é importante para nós que o público chinês tenha a oportunidade de experimentá-lo também, mesmo com essas pequenas edições.”
A China tem um histórico de censura de conteúdo LGBTQ+ no mainstream, com um exemplo recente incluindo “Bohemian Rhapsody”, de 2019, a cinebiografia musical do ícone do rock queer Freddie Mercury, do qual várias referências gays foram retiradas do lançamento chinês.
“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” chega aos cinemas brasileiros nesta próxima quinta-feira, dia 14/04.