Música

Aos 70 anos, Elton John anuncia última turnê pelo mundo

O cantor e compositor britânico fez uma transmissão ao vivo de Nova York para realizar o anúncio

Elton John, 70, anunciou na tarde desta quarta-feira (24) que fará sua última turnê mundial. O cantor e compositor britânico fez uma transmissão ao vivo de Nova York para realizar o anúncio.

Ao piano, tocou “Tiny Dancer” e “I’m Still Standing”, dois de seus principais clássicos, antes de oficializar a notícia. O músico continuará gravando álbuns, compondo e “sendo criativo”.

A derradeira turnê, que será a mais produzida de sua carreira, começará em setembro deste ano, nos EUA, e deve durar cerca de três anos.

Ainda não há detalhes sobre datas, países que irá visitar ou preços dos ingressos. O músico afirmou, no entanto, que passará por todos os continentes. “Será a última vez que farei uma turnê e viajarei o mundo”, disse o cantor. “Há dez anos, se você me dissesse que eu iria parar de fazer turnês eu diria que ‘não, não, eu sou um músico trabalhador’, mas tivemos filhos e isso mudou nossas vidas.”

O britânico tem dois filhos, Zachary, 7, e Elijah, 5, com o cineasta canadense David Furnish, com quem se casou em 2014, após manter uma união estável por nove anos. “Em 2015, eu e David sentamos com a programação escolar e eu pensei ‘não quero perder muito disso'”, explicou. “Sabe, eu tive uma vida maravilhosa, tive uma carreira maravilhosa, fui incrivelmente sortudo e minha vida mudou, as prioridades da minha vida mudaram.”

Ele negou que a decisão tenha a ver com problemas de saúde. “No ano passado peguei uma infecção na América do Sul e fiquei muito doente por sete semanas, não quero amenizar isso, mas ainda assim fiz 96 shows”.

Para Elton John, a turnê será uma ótima maneira de agradecer e se despedir dos fãs. “Não sou uma pessoa que almeja Grammy, ou coisas do tipo, sou uma pessoa que almeja discos de ouro ou de platina, porque significa que as pessoas gastaram seu dinheiro suado para comprar algo que você fez, as outras coisas são supérfluas”.

O músico começou a se apresentar com 17 anos, ainda com seu nome verdadeiro, Reginald Kenneth Dwight, antes de se tornar Elton John, em 1969. Ele foi lançado à fama após sua estreia nos Estados Unidos, em 1970.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Elton John vendeu mais de 300 milhões de álbuns, alavancados por hits como “Your Song”, “Don’t Go Breaking My Heart” e “Rocket Man”. Venceu cinco prêmios Grammy, um Oscar e um Tony.