Após restauração, primeiro órgão de tubos do Estado será entregue à comunidade na cidade de Goiás
Instrumento de músicas litúrgicas será reinaugurado durante as celebrações da Semana Santa na cidade
Nesta quinta-feira (28), a cidade de Goiás celebrará um marco histórico na música sacra com a reinauguração do primeiro órgão de tubos do Estado. Após um processo de restauração o órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário será entregue à comunidade durante as festividades da Semana Santa.
O investimento de R$ 184.157,82 não apenas garantiu a preservação desse importante patrimônio cultural, mas também permitiu revitalizar o centro de eventos musicais na cidade histórica. A restauração, que durou cinco meses foi realizada por uma empresa especializada em São Paulo e envolveu a reconstrução de partes deterioradas, como o fole, além de consertos e revestimento dos tubos e do teclado.
O reitor da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Frei Cristiano Bhering, explicou que o órgão estava inativo há mais de 15 anos devido a vários problemas estruturais. Com a revitalização, a igreja visa não só resgatar a música sacra em suas celebrações e preservar um símbolo histórico da cidade de Goiás.
O órgão de tubos da Igreja do Rosário foi encomendado em 1947 por Dom Frei Cândido Penso e é considerado uma das primeiras peças do gênero no Brasil. Sua importância vai além do aspecto musical.
Reinauguração
A entrega do órgão à comunidade coincide com as celebrações do ano jubilar dos 140 anos da presença dos frades dominicanos em Goiás, iniciado em abril de 2023. O evento de reinauguração está programado para ocorrer durante a Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, marcada para às 19h do dia 28 de março, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento.