Arnaldo Jabor deixa filme inédito baseado em Rubem Fonseca
'Meu Último Desejo', com Michel Melamed no elenco, é inspirado no conto 'O Livro dos Panegíricos'
O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, que morreu na madrugada desta terça-feira (15) aos 81 anos, filmou um longa-metragem com o ator Michel Melamed no elenco que permanece inédito, segundo assessores da família. “Meu Último Desejo” é um filme inspirado no conto “O Livro dos Panegíricos”, de Rubem Fonseca. Jabor foi hospitalizado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro e, desde então, tentava se recuperar.
Autor de obras clássicas do cinema brasileiro, Jabor foi um dos cineastas a compor o movimento do “cinema novo” junto com Glauber Rocha e Cacá Diegues. Nos anos 1970, tornou célebres os filmes como “Toda Nudez Será Castigada” e “O Casamento”, ambas adaptações de peças de Nelson Rodrigues.
Cinematografia de Jabor
Jabor realizou ao todo uma dezena de produções cinematográficas. E o filme “A Suprema Felicidade”, lançado em 2010, foi a sua última produção a ser divulgada. Com Marco Nanini no elenco, o filme conta a trajetória de um jovem que se afasta do pai, se aproxima do avô e se apaixona por uma mulher misteriosa.
Não se sabem ainda detalhes sobre o filme inédito de Jabor. Publicado no livro “Romance Negro e Outras Histórias”, o conto que inspirou o filme retoma personagens que figuravam em outras narrativas de Fonseca. Na história, um dos personagens toma conta de um velho doente e vive um relacionamento amoroso com a enfermeira dele.