Arnold Schwarzenegger evoca seu pai nazista em mensagem emocional para a Rússia
Arnold Schwarzenegger divulgou um vídeo emocionante na quinta-feira dirigido ao povo da Rússia. O ator…
Arnold Schwarzenegger divulgou um vídeo emocionante na quinta-feira dirigido ao povo da Rússia.
O ator de 74 anos e ex-governador da Califórnia se concentrou amplamente em declarar os fatos básicos da invasão da Ucrânia por Vladimir Putin, completo com legendas, em uma tentativa de perfurar a propaganda estatal russa.
“Estou enviando esta mensagem para vários canais diferentes para alcançar meus queridos amigos russos e os soldados russos que servem na Ucrânia”, disse Schwarzenegger em um discurso de nove minutos incorporado abaixo. “Estou falando com você hoje porque há coisas que estão acontecendo no mundo que foram escondidas de você, coisas terríveis que você deveria saber. Deixe-me dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia.”
Schwarzenegger detalha como os combates foram instigados pela Rússia em fevereiro, explicando que a invasão foi declarada ilegal por 141 países, que muitos prédios civis (como uma maternidade) foram bombardeados, que agora há uma crise massiva de refugiados e que milhares de Soldados russos morreram.
“O mundo se voltou contra a Rússia por causa de suas ações na Ucrânia”, disse ele. “A destruição que as bombas russas estão causando sobre civis inocentes indignaram tanto o mundo que as mais fortes sanções econômicas globais já tomadas foram impostas ao seu país… Esta não é a guerra para defender a Rússia como seu avô ou seu bisavô lutou. Esta é uma guerra ilegal!”
Em um momento raro durante a carreira, o ator nascido na Áustria também evocou candidamente a história sombria de seu pai como sargento nazista ao combater as falsas alegações do governo russo de que suas tropas estão envolvidas em uma “desnazificação” da Ucrânia.
“[Meu pai] foi ferido em Leningrado e o exército nazista do qual ele fazia parte causou danos terríveis à grande cidade e ao seu bravo povo”, disse ele. “Quando meu pai chegou a Leningrado, ele estava todo animado com as mentiras de seu governo. Quando ele deixou Leningrado, ele estava quebrado – física e mentalmente. Ele viveu o resto de sua vida com dor – dor de uma fratura nas costas, dor dos estilhaços que sempre o lembravam daqueles anos terríveis e dor da culpa que ele sentia. Aos soldados russos que ouvem esta transmissão: Vocês já sabem muito da verdade que estou falando. Você viu com seus próprios olhos. Eu não quero que você seja quebrado como meu pai.”
Schwarzenegger encerrou com uma mensagem aos manifestantes russos que arriscaram a prisão para sair às ruas para expressar oposição à guerra na Ucrânia.
“O mundo viu sua bravura”, disse ele. “Sabemos que você sofreu as consequências de sua coragem. Você foi preso, você foi levado para a prisão e você foi espancado. Vocês são meus novos heróis. Você tem a força de Yuri Petrovich Vlasov. Você tem o verdadeiro coração da Rússia.”
Assista ao vídeo completo abaixo:
https://twitter.com/Schwarzenegger/status/1504426844199669762?s=20&t=Ni4EIJFwSHgUfAyr4p6swQ