Artista goiano assinará selo dos Correios em comemoração ao Bicentenário da Independência
A obra Utopia Original será emitida na leva de selos que será lançada no dia 21 de junho
A obra Utopia Original, assinada pelo artista goiano Hal Wildson, estampará selos dos Correios da Emissão Postal Comemorativa: Bicentenário da Independência – Movimentos Populares. A edição será lançada no dia 21 de junho.
A criação foi feita totalmente com datilografia à máquina de escrever, inspirada, segundo o artista, no bordado ponto cruz que aprendeu a fazer com a avó. “Quadradinhos que você vai juntando e criando imagens, quase que pixels”, explicou.
Utopia Original apresenta uma multidão acenando bandeiras e manifestando. Para Hal, “o poder de contar e escrever a própria história” caminha ao lado da possibilidade da construção de um futuro mais justo para o Brasil, visando um futuro de igualdade e justiça social.
“Através do conceito de Utopia e a ideia de um país em construção, eu me apropriei de diversas imagens históricas de manifestações populares no Brasil, e criei, a partir daí, uma nova imagem, uma Utopia Reinventada a partir de lutas sociais e manifestações populares. Utilizando a palavra como objeto simbólico criei, ainda, uma imagem composta por milhares de letras, frases e palavras que propõem a reinvenção da utopia Brasileira através do poder da memória, como um lugar de luta e disputa por narrativas sociais”, explicou o artista.
Além de estampar selos dos Correios, a obra inédita fará parte da exposição ‘Hal Wildson – Re-Utopya’, exibida na Galeria Movimento, na Gávea, Rio de Janeiro, a partir do dia 9 de junho. Será a primeira exposição solo de Wildson fora de Goiás.