VEJA

Ary Toledo falou sobre saudade da esposa e medo da morte em entrevista

"Quem fala que não tem medo da morte é mentiroso", disse

Ary Toledo (Foto: Reprodução)

Ary Toledo, um dos maiores humoristas do Brasil, faleceu na manhã deste sábado (12/10), aos 87 anos, em São Paulo. O artista, que passou mais de seis décadas dedicadas ao humor, estava internado no Hospital Sírio-Libanês e morreu por volta das 08h17. A causa exata da morte não foi divulgada, mas ele vinha enfrentando problemas de saúde, incluindo uma pneumonia no início deste ano.

Em 2021, em entrevista ao EXTRA, Ary falou sobre o medo da morte e relembrou as várias vezes que foi vítima de fake news sobre seu falecimento: “Quem fala que não tem medo da morte é mentiroso”, disse o humorista na época. Ele também lamentou o impacto das notícias falsas que circularam sobre sua morte ao longo dos anos, incluindo uma ocasião em que suas músicas foram tocadas incessantemente em uma rádio em forma de “homenagem póstuma”. “Isso não tem graça nenhuma! É ridículo!”, desabafou.

O velório de Ary Toledo ocorre na tarde deste sábado, em São Caetano do Sul (SP), e será aberto ao público. O sepultamento está previsto para às 19h.

Quem foi Ary Toleto

Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1937, Ary Toledo conquistou o Brasil com sua irreverência, tornando-se uma referência do humor popular, especialmente no rádio e na TV. Ao longo de sua carreira, acumulou um vasto repertório de piadas que abordavam temas sociais, políticos e besteirol, além de ser cantor, letrista e ator. Ele começou sua trajetória artística no Teatro de Arena e trabalhou em grandes emissoras, como TV Tupi, Record e SBT.

Ary também foi autor de diversos livros e discos humorísticos, acumulando cerca de 65 mil anedotas em seu acervo. Ele foi casado por 40 anos com a diretora teatral Marly Marley, que faleceu em 2014.