Ashton Kutcher tem a mesma doença que foi causa da morte de Harold Ramis, de ‘Os caça-fantasmas’
Kurcher perdeu momentaneamente a visão e a audição.
O ator Ashton Kutcher compartilhou que foi diagnosticado com uma rara doença há cerca de dois anos, que provocou a perda momentânea de sua visão e audição. Segundo o relato, que foi ao ar em episódio do programa “Running Wild With Bear Grylls: The Challenge”, do National Geographic, levou quase um ano para que Kutcher se recuperasse de um quadro de vasculite, problema que causa a inflamação dos vasos sanguíneos.
Em 2014, o ator e diretor Harold Ramis, conhecido por interpretar o personagem Dr. Egon Spengler nos dois filmes da franquia “Os caça-fantasmas”, morreu aos 69 anos da mesma doença que acomete Kutcher, de 44 anos. Ramis lutava desde 2010 contra um tipo raro de vasculite autoimune.
As causas exatas da vasculite ainda não são claras, mas alguns fatores são associados ao desenvolvimento do quadro, entre eles problemas genéticos, doenças autoimunes, reações alérgicas ou outros problemas de saúde que provoquem a inflamação dos vasos sanguíneos de forma secundária.
Além de febre, dores de cabeça, fraqueza e perda de peso, os sintomas variam de acordo com a região e o órgão que está sendo afetado pela inflamação. O tratamento é direcionado à redução dos impactos decorrentes da inflamação nos vasos sanguíneos, podendo envolver medicamentos como esteroides ou corticoides.