cinema

‘Avatar: o caminho da água’: saiba o que a crítica achou do filme

Longa de James Cameron estreia no Brasil em 15 de dezembro

“Avatar” de 2009 sempre foi considerado um espetáculo visual, mas com pouca substância e roteiro fraco. Apesar da bilheteria estratosférica e das nove indicações ao Oscar, com três vitórias, o longa de James Cameron nunca foi unanimidade entre público e especialistas do cinema. 13 longos anos depois, a continuação “Avatar: O caminho da água” chega aos cinemas essa semana, com desconfiança por parecer mais do mesmo e ainda por cima com uma duração que pode fazer muitas pessoas torcerem o nariz (3h 10m). Diversos pessoas da indústria já conferiram o novo filme, confira abaixo o que a crítica achou de “Avatar 2”.

“A grande sacada foi focar nos personagens com sentimentos extremamente humanos: amor, sofrimento, felicidade, luto, desejos, dúvidas e aflições. Isso funciona também graças à técnica soberba usada no longa para capturar as emoções de todo o elenco. O filme precisa ser assistido na tela grande. Os efeitos visuais e sonoros são surpreendentes”, escreveu Mario Abbade, do O Globo.

No site agregador de críticas, Rotten Tomatoes, a nova produção tem – até o momento – 84% de aprovação, com 142 críticas publicadas. É mais que o longa de 2009, que possui 82% de aprovação.

“Todas as obsessões cinematográficas de James Cameron se fundem nessa fatia gigantesca de espetáculo alucinante apresentado com uma clássica narrativa de ação e aventura”, escreveu Katie Walsh, do Tribune News Service.

+ Crítica: Sangrento e divertido, ‘Pânico’ é o fan-service que o público merece

“O filme exige a maior tela [de cinema] que você possa encontrar para que seus elementos mais potentes – desde sua escala impossível e espetáculo hábil, até sua gama mais completa de emoções e romantismo temático – possam ser completamente absorvidos”, publicou Eric Francisco, do portal Inverse.

“Apresenta alguns dos espetáculos mais incríveis já criados. A única coisa mais surpreendente do que qualquer coisa em The Way of Water é que Cameron provavelmente irá, de alguma forma, superá-lo”, opinou o crítico Matt Lynch.

Segundo a imprensa especializada, “Avatar 2” é mais um acerto de James Cameron. Os críticos elogiaram o visual do longa, sua trama mais complexa, o desenvolvimento dos personagens e a incrível construção do mundo de Pandora.

“Sem surpresas, Avatar: O Caminho da Água é uma obra prima visual, com cenários de tirar o fôlego e um inovador uso de 3D. O filme sofre pela grande quantidade de personagens, mas mesmo assim, James Cameron consegue criar um ato final cheio de ação e emoção”, afirma o jornalista Ian Sandwell.

“Estou quase convencido que James Cameron filmou “Avatar 2” em outro planeta. O filme é absolutamente incrível e imersivo. É longo, mas chama a atenção. Assim como o primeiro Avatar, é um evento cinematográfico que precisa ser assistido na telona”, afirma Joseph Deckelmeier.

‘Avatar: O Caminho da Água’ estreia no Brasil em 15 de dezembro. Veja abaixo o trailer:

+ Crítica: A revolução e o legado de Mad Max: Estrada da Fúria