Bailarinos de Goiânia conquistam 12 prêmios no Festival de Dança de Joinville
Evento, que é considerado maior festival de dança do mundo, aconteceu de 17 a 29 de junho na cidade catarinense
Os bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França se destacaram no 40º Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo. No evento que aconteceu de 17 a 29 de julho na cidade catarinense, a equipe goiana conquistou 12 prêmios.
Os bailarinos da EFG levaram para casa sete primeiros lugares, duas segundas colocações, uma terceira posição e um prêmio especial, além do cobiçado prêmio de Melhor Grupo do festival. Desde 2010, a equipe participa do festival e tem consistentemente se destacado, trazendo prêmios e reconhecimento para Goiás.
O desempenho deste ano foi o melhor já alcançado pelo grupo, superando até mesmo os resultados de 2022, quando receberam dez prêmios. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, enfatizou a importância do investimento do Governo de Goiás na arte e ressaltou o reconhecimento internacional dos bailarinos e da qualidade do balé produzido pelo estado.
A coordenadora de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, expressou a satisfação com o resultado e reconheceu o esforço coletivo por trás das conquistas. Ela enfatizou o apoio do Governo de Goiás e da organização do Festival, ressaltando que a dedicação dos bailarinos, coreógrafos, professores e apoiadores resultou em uma performance que conquistou aplausos e reconhecimento.
Além do sucesso no Festival de Dança de Joinville, o balé do Basileu França acumulou prêmios internacionais neste ano, incluindo o Youth America Grand Prix (YAGP) nos Estados Unidos. A qualidade da formação oferecida pela escola foi tão alta que vários alunos da Cia Jovem da EFG conseguiram contratos profissionais em companhias de dança na Europa e no exterior, e outros receberam bolsas de estudo em prestigiadas escolas de balé.