Batman

Bat-mamilos: Tim Burton critica Batman com mamilos após sua saída como diretor

Ironicamente, “Batman O Retorno” de Tim Burton é quando o famoso diretor se despediu da…

Ironicamente, “Batman O Retorno” de Tim Burton é quando o famoso diretor se despediu da franquia da DC. Agora, 30 anos depois, o diretor está avaliando o legado do Cavaleiro das Trevas – e rindo por último.

“É engraçado ver [o “Batman” de Matt Reeves] agora, porque todas essas memórias voltam de ‘É muito sombrio’”, disse Burton à revista Empire em homenagem ao 30º aniversário de “Batman O Retorno”. “Então, isso me faz rir um pouco.”

“[Naquela época] eles foram para o outro lado. Essa é a coisa engraçada sobre isso”, continuou Burton. “Mas então eu fiquei tipo, ‘Espere um minuto. OK. Espere um segundo aqui. Você reclama de mim, sou muito esquisito, sou muito sombrio, e aí você coloca mamilos na fantasia? Vá se foder.” Sério. Então, sim, acho que é por isso que não acabei [fazendo um terceiro filme]…”

Depois de “Batman O Retorno”, Burton prometeu não dirigir outro longa do Homem Morcego. Joel Schumacher assumiu a tarefa posteriormente.

Burton defendeu sua visão geral para a Empire, dizendo: “Eu não sou apenas excessivamente sombrio. Isso me representa no sentido de que… é assim que eu vejo as coisas. Não significa escuridão pura. Há uma mistura. Eu sinto muito carinho por isso por causa do experimento estranho que parecia.”

Keaton, ator de “Batman O Retorno”, vai reprisar seu papel como o membro titular da Liga da Justiça para o próximo “The Flash”, da Warner Bros., estrelado por Ezra Miller. Keaton revelou que originalmente deveria continuar interpretando Batman, mas deixou a franquia após a saída de Burton e recusou “Batman Eternamente” por diferenças criativas com Schumacher.

Como Burton, Keaton não conseguiu entender a direção de Schumacher para a adaptação dos quadrinhos. “Lembro-me de uma das coisas que me afastei dizendo: ‘Cara, não posso fazer isso’”, disse Keaton no podcast Backstage. “[Joel Schumacher] me perguntou: ‘Não entendo por que tudo tem que ser tão sombrio e tão triste’, e eu disse: ‘Espere um minuto, você sabe como esse cara se tornou o Batman? Você já leu… quero dizer, é bem simples.’”