Especial

Batman: 10 melhores filmes animados | Especial Batman 85 anos

Algumas das animações mais divertidas, instigantes, empolgantes e memoráveis do Homem Morcego

(Foto: Warner Bros.)

Em celebração aos 85 anos do Batman, vamos de lista com 10 indicações de ótimos filmes animados lançados pela DC e Warner Bros. Vamos de lista!

BATMAN: A MÁSCARA DO FANTASMA (1993)

Assista Batman: A Máscara do Fantasma - Assista filmes | HBO Max

Bebendo da fonte da ótima série animada “Batman: The Animated Series”, “A Máscara do Fantasma” possui uma história engajante, objetiva e com um clima investigativo cheio de imprevisibilidade e charme. Um dos melhores filmes animados do Homem Morcego!

BATMAN E MR. FREEZE – ABAIXO DE ZERO (1998)

Outro filme com uma ambientação bastante inspirada na série “Batman: The Animated Series”, aqui temos uma história intimista e cheia de ação e suspense. Outro ponto alto para a DC!

BATMAN DO FUTURO – O RETORNO DO CORINGA (2000)

HBO Max adiciona Batman do Futuro: O Retorno do Coringa e outras animações  ao catálogo - Critical Room

Além da série, fizeram este filme animado do “Batman do Futuro O Retorno do Coringa” e é ótimo. Gosto das ideias e da atualização do personagem, e fico triste que não investiram mais neste mundo moderno apresentado aqui.

BATMAN – O MISTÉRIO DA MULHER MORCEGO (2003)

Uma animação que consegue manter seu suspense até o final sem perder o charme de uma história do Batman e o senso de aventura.

BATMAN: ANO UM (2011)

Crítica | Batman: Ano Um (2011) - Animação - Plano Crítico

Baseado na clássica HQ de Frank Miller, este filme animado não alcança as mesmas notas da obra literária, mas ainda é uma versão competente e ótima de assistir.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS: PARTE 1 (2012) e PARTE 2 (2013)

Outra obra de Frank Miller que mudou o Batman nos quadrinhos, aqui foi adaptado com fidelidade em um filme dividido em duas partes. Instigante, interessante e violento, a obra respeita o material original e consegue manter a tensão e o suspense até o final. Com mais ação do que a primeira parte, a continuação mantém a ótima adaptação do material de Miller – além de ter o Coringa, que sempre injeta mais insanidade e sadismo.

BATMAN: ATAQUE AO ARKHAM (2014)

Batman: Ataque ao Arkham - Comentários | Depois da Sessão de Cinema

É a história clássica do “Esquadrão Suicida”, que aqui recebe uma missão dentro do próprio asilo Arkham. O grupo montado por Amanda Waller está à procura do Charada, que descobriu informações secretas de uma força tarefa. O Batman aparece para impedir a explosão de uma bomba do Coringa, e tudo se mistura neste filme de animação cheio de ação, suspense e tensão. A trama é baseada no universo apresentado pelo videogame “Batman: Arkham”, e é uma continuação do jogo “Batman Arkham Origins: Blackgate”.

UM CONTO DE BATMAN: GOTHAM CITY 1889 (2018)

Pablo Aluísio: Gotham City 1889: Um Conto de Batman

“Um Conto de Batman: Gotham City 1889” é a prova de que Batman é um personagem capaz de ser reimaginado várias e várias vezes. Se passando em uma Londres vitoriana, temos uma história instigante e original com uma ambientação completamente diferente, em um filme que mescla Jack, o Estripador e o Homem Morcego.

LEGO BATMAN – O FILME (2017)

IMPERDÍVEL: Rir de si próprio é o trunfo de 'LEGO Batman' | VEJA

Não deixa de ser um filme de super-herói adaptado para animação, em formato Lego, dos personagens da DC. O longa possui um humor memorável e honesto. Honesto pois se assume comédia e não tem receio de reconhecer os ridículos. Não se leva a sério e não há nada do universo Batman – ou DC – que não vire piada aqui. A ação é desenfreada, insana e enche a tela com os mais diversos easter eggs do mundo do Homem Morcego. É a melhor sátira já feita com os heróis da DC em anos!

BATMAN E O LONGO DIA DAS BRUXAS PARTE 1 e PARTE 2 (2021)

Divulgado o trailer de Batman: O Longo Dia das Bruxas Parte 1, assista

Outra grande história dos quadrinhos que aqui ganha uma adaptação dividida em duas partes. Criado por Jeph Loeb e Tim Sale, “O Longo Dia das Bruxas” consagrou a dupla nos quadrinhos e é uma das histórias mais enigmáticas e instigantes do Batman até hoje. Envolve um serial killer e vários vilões clássicos da galeria do Homem Morcego. Foi a base de inspiração para o novo filme do personagem com Robert Pattinson, onde temos um Batman mais detetive, e esta adaptação é fiel, angustiante e nos prende do começo ao fim.