Cinema

‘Batman’: Diretor Matt Reeves revela porque escolheu o Charada como vilão principal do filme

Longa-metragem vai estrear nos cinemas em 3 de março de 2022

(Foto: Warner Bros.)

Muito foi dito online sobre a interpretação de Paul Dano do super-vilão de Gotham, Charada, em “Batman”, de Matt Reeves, com muitos notando suas semelhanças com o serial killer Zodíaco da vida real – o homem que perseguia e atormentava os californianos nos anos 60. (Temos um filme dirigido por David Fincher sobre isso).

O diretor, junto com as estrelas de seu filme, falou recentemente em um evento de imprensa e ele explicou o motivo de ter escolhido o icônico vilão Charada para ser o principal algoz do Homem Morcego no longa que vai estrear mês que vem nos cinemas. E o motivo envolve justamente o próprio Zodíaco.

Reeves falou sobre como ele percebeu que o modus operandi do Zodíaco – deixando um rastro de pistas, cifras e comunicações com a polícia, em um jogo doentio de gato e rato – soa como uma “versão horripilante do Charada”. Em primeiro lugar, Reeves “não queria fazer uma história de origem, e eu sabia que queria fazer uma história que se inclinasse para o lado detetive do Batman”. De acordo com Reeves:

“Eu queria fazer uma história do Batman onde ele já fosse o Batman, mas ele ainda estava nos primeiros dias, tinha que encontrar uma maneira de realmente evoluir. Eu queria fazer uma história que a investigação desse mistério em particular o levasse de volta. para algo muito pessoal, e iria abalá-lo em sua essência. Então, sabendo que eu queria fazer esse tipo de coisa, eu comecei, de “O Logo Dia das Bruxas” [famoso quadrinho do Batman], eu estava pensando sobre o tipo de Homem do Calendário [vilão do mesmo quadrinho] e a ideia de um tipo diferente de assassinatos. Então essa ideia veio a mim e eu pensei, bem, nós fazemos uma coisa em que esses crimes, há identificação para o Batman.”

“Eu pensei, uau, isso realmente soa como uma versão horrível do Charada, porque ele estava deixando todos esses quebra-cabeças. Então, o Charada fez parte da concepção dessa ideia desde muito cedo ao tentar descobrir qual dos personagens da galeria de vilões se comunicaria dessa maneira com o Batman. Então isso aconteceu imediatamente. Então eu comecei a pensar, bem, para mim, o que é interessante, como eu disse antes, não é a origem dele, mas eu pensei que seria interessante, que com o desenrolar dos crimes, isto o levaria pelos caminhos de outros personagens.”

“Era muito importante para mim que Gotham não fosse Nova York, não fosse Chicago, não fosse qualquer cidade em particular, eu queria que você sentisse, uau, este é um lugar onde nunca estivemos antes, mas parece absolutamente um cidade americana icônica, um lugar realmente corrupto e confuso, mas eu queria que fosse muito do nosso mundo. Enquanto eu fazia isso, eu estava pensando, ok, então ele não escreveria para o Chronicle do jeito que o Zodíaco escreveu. Ele começaria a usar a mídia social, porque é isso que seria. E essa ideia do tipo de comunicação viral, eu só queria que fosse muito do nosso mundo. Então foi assim que aconteceu.”

“Batman” vai estrear nos cinemas em 3 de março de 2022.