Batman live-action: Do Pior ao Melhor filme | Especial Batman 85 anos
Vamos de lista!
Batman é um dos super-heróis mais adaptados e reinventados do cinema.
Celebrando os 85 anos do personagem, vamos de lista com o ranking Do Pior ao Melhor filme live-action do Homem Morcego no cinema.
Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.
10. BATMAN & ROBIN (1997)
É um filme péssimo, mas se assistido como uma adaptação da série de TV dos anos 60, ele faz mais sentido e melhora. Mas fora isso, os dramas forçados e o excesso de personagens, e cafonice, não ajudam em nada o resultado final.
09. BATMAN VS. SUPERMAN – A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)
Dirigido por Zack Snyder, sei que muitos amam este filme, mas, particularmente, considero um péssimo projeto, com um roteiro perdido e mal construído, além de ter um Lex Luthor execrável. Algumas cenas de ação são boas, mas nada que salve o resultado final. Ao menos Ben Affleck como Batman me agradou, e a cena do personagem salvando a mãe do Superman é uma das melhores já feitas com o Homem Morcego até hoje.
08. BATMAN – O RETORNO (1992)
Eu tenho sentimentos mistos com relação a este filme. O visual é impecável, tanto do longa quanto dos personagens, mas o roteiro é tão arrastado, e chato, e totalmente vazio de aventura e heroismo, que não consigo me empolgar com “Batman – O Retorno” (ótimo para dormir). Burton cria um filme muito mais estético, e intimista para si, do que um projeto de super-herói que combine a diversão do entretenimento pipoca com sua visão gótica. O clímax com pinguins-bomba é puro tédiio!
07. BATMAN ETERNAMENTE (1995)
Quando Joel Schumacher assumiu o lugar de Tim Burton, ele mudou o visual da franquia e deu mais cor e mais cafonice – eu recomheço. E esta escolha minha é polêmica: eu me diverto mais com esta versão surtada e cheia de problemas com Jim Carrey de Charada e Val Kilmer de Batman, do que com filmes ambiciosos demais (Batman Vs. Superman) e outros chatos pra caramba (Batman – O Retorno). Mas sim, eu sei que é ruim.
06. BATMAN – O FILME (1966)
Se Joel Schumacher quis criar um Batman mais colorido e menos sombrio, que tal irmos direto na fonte? Versão longa-metragem da aclamada série dos anos 60, este “Batman” foi a conclusão de uma era com a reunião dos vilões mais icônicos do Homem Morcego (e mais populares do seriado), em um filme lançado nos cinemas e que respeita e mantém o espírito do material original. É ridículo, sim, mas há intenções nobres e respeitáveis com cada personagem. Vale a diversão!
05. BATMAN (1989)
O primeiro longa-metragem realmente sombrio do Batman foi este dirigido por Tim Burton, que injeta o seu tom gótico à um mundo de fantasia com homens vestidos de morcego e bandidos se transformando em vilões surtados após cair no ácido. Não é perfeito, as cenas de ação deixam muito a desejar (um problema frequente na carreira de Burton), mas é um projeto que mescla suficientemente bem aventura, comédia e alguns momentos icônicos. Jack Nicholson sendo Jack Nicholson de Coringa é um desses prazeres imperdíveis!
04. BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)
É o capítulo mais fraco da triogia dirigida por Christopher Nolan, mas contiua um filmaço envolvente e divertido. O texto se perde mais da metade para o final, quando Nolan abraça resoluções confusas e mal desenvolvidas. Mas sua direção é tão concisa e pulsante, que o resultado ainda sim se mantém forte.
03. BATMAN (2022)
“Batman” do diretor Matt Reeves é um filme totalmente calcado na veia investigativa e menos na ação. Isso vai desapontar muita gente. Mas é uma obra densa, imersiva e claustrofóbica. Inspirado por filmes noir e longas como “Seven” e “Zodíaco”, este filme de 2022 do Batman também comprova a versatilidade de readaptação do personagem. Leia a crítica completa no TELEMANIA.
02. BATMAN BEGINS (2005)
Em minha opinião, um dos melhores filmes de super-herói já feitos, “Batman Begins” é um primor de narrativa e execucação que cria em definitivo a história base para a origem do Batman no cinema. O visual urbano mais realista, junto ao ótimo elenco e a direção fervorosa de Christopher Nolan, colaboram para uma verdadeira obra-prima do gễnero.
01. BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)
Se Nolan já tinha estreado com louvor em “Batman Begins”, com o “O Cavaleiro das Trevas” ele eleva mais ainda o grau de tensão, perigo e empolgação. Com um roteiro cheio de nuances e comentários sociais acerca do comportamento humano (ainda que esperançoso), temos também uma das melhores interpretações do cinema moderno: Heath Ledger como Coringa (merecidamente ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante). Um exemplo perfeito de quanto todas as peças se encaixam perfeitamente bem. Clássico sem dúvida!