Crítica: ‘Batman & Robin’ (1997) – Especial Batman 85 anos
Longa-metragem foi novamente dirigido por Joel Schumacher
E eis que chegamos ao divisor de águas para os filmes do Batman na Warner Bros. “Batman Eternamente”, lançado em 1995, foi massacrado pela crítica por causa do tom mais festivo e infantil que mudava completamente do aspecto sombrio dos filmes de Tim Burton. Em “Batman & Robin”, o diretor Joel Schumacher retorna ao posto e eleva mais ainda a dose de cores, piadas e galhofadas de seu longa anterior.
A intenção de Schumacher e dos executivos era fazer de “Batman & Robin” uma homenagem ao seriado clássico dos anos 60 estrelado por Adam West. A série foi extremamente importante para a popularidade do Batman e aposta com força no humor non-sense, e em situações bem infantis que eram típicas dos quadrinhos do personagem em seu início de carreira. Mas apesar das boas intenções, a homenagem surgiu em um momento onde as pessoas já não relacionavam mais o Batman com um personagem alegre e colorido. Foi um filme bem intencionado na época errada e que não fazia sentido naquele período.
Se você assistir “Batman & Robin” como um episódio estendido do seriado dos anos 60, o filme funciona e diverte. É um episódio estendido com milhões de dólares no caixa para investir pesado no humor boboca. Mas como cinema, o filme é um retrocesso para o personagem e eleva à decima potência os planos e resoluções sem sentido, como também o drama insuportável entre Batman/Bruce Wayne com seu sidekick Dick Grayson/Robin. E como se não bastasse, neste filme temos a adição da Batgirl (Alicia Silverstone) como mais uma tática do estúdio para aumentar a linha de brinquedos. Assim como três novos vilões (Mr. Freeze, Hera-Venenosa e Bane) caricatos e exagerados que compõem a narrativa.
Mas, infelizmente, nada funciona. Os atores estão com vergonha de estarem ali, o roteiro é sem um pingo de sutileza ou criatividade e tudo que acontece no filme é motivo para um humor forçado e frases de efeito.
Apesar de ser péssimo, “Batman & Robin” entra na minha lista de ‘prazeres culpados’. Sempre encaro o longa como – já disse anteriormente -, um episódio estendido e caro da série sessentista – só faltaram as onomatopeias para completar a homenagem. Mas não deixa de ser um péssimo longa que fez o próprio Joel Schumacher gravar um vídeo pedindo desculpas – vídeo este que está incluso no próprio DVD do filme.
Batman & Robin/EUA – 1997
Dirigido por: Joel Schumacher
Com: George Clooney, Arnold Schwarzenegger, Uma Thurman, Chris O’Donnell…
Sinopse: A dupla dinâmica enfrenta uma terrível dupla de vilões: o gélido Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) e a delicada botânica que, ao sofrer um acidente, transforma-se na perigosa e vingativa Hera Venenosa (Uma Thurman). Mas, para poder livrar Gotham City das garras dos vilões, Batman (George Clooney) e Robin (Chris O’Donnell) contam com uma nova companheira, a Batgirl (Alicia Silverstone).