BBB 21: Caio tira microfone e ameaça sair da casa após discussão sobre maquiagem
Confinados discutiram sobre a performance de homens usando maquiagem e usando roupas femininas
O que era para trazer união, trouxe briga e uma quase desistência. Após a discussão sobre maquiagem e desvalidação da identidade e existência de pessoas trans e travestis, durante uma atividade promovida pela Avon, Caio tirou o microfone e ameaçou deixar o BBB 21.
Lumena conversou com o goiano após ele sugerir que as mulheres maquiassem os homens da casa. Assim o fizeram, mas, em alguns momentos, se portaram como personagens afeminados. A psicóloga não gostou.
Segundo ela, a brincadeira “desvalida a identidade e a existência de muitas pessoas gays e trans, que se reconhecem no mundo com a maquiagem”. (leia mais abaixo)
A conversa respingou em outros homens da casa e, inclusive, fez Fiuk chorar.
Longe da sister, acompanhado do amigo Rodolffo e outros confinados ele começou a retirar o equipamento, mas foi amparado pelos presentes. O cantor sertanejo relembrou Caio de que ele não está no BBB 21 à toa e não poderia desistir naquele momento, no início do jogo.
https://twitter.com/PortalTracklist/status/1354537210045984771
Relembre a treta da maquiagem com Caio, Lumena e Fiuk no BBB 21
Na tarde desta quarta-feira (27) após os brothers ganharem diversos produtos da Avon, o goiano Caio sugeriu que as mulheres maquiassem os homens da casa. E foi aí que tudo começou.
Os brothers passaram blush, batom e outras maquiagens e, em dado momento, se portaram como personagens afeminados. Quem não gostou muito disso foi a sister Lumena. Ela chamou Caio e disse que a brincadeira “desvalida a identidade e a existência de muitas pessoas gays e trans, que se reconhecem no mundo com a maquiagem”.
Fiuk, que estava ouvindo Lumena, começou a chorar e disse que estava com medo de estar desrespeitando a comunidade LGBTQIA+, questão levantada pela psicóloga.
O filho de Fabio Jr pediu que a atriz Carla Diaz, também do grupo ‘Camarote’ no BBB 21, o ajudasse a tirar a maquiagem da Avon. “Eu me sinto muito mal de ter participado disso e ter ofendido qualquer pessoa de qualquer maneira”, disse Fiuk.
A YouTuber Rebecca Gaia comentou o assunto e apoiou o posicionamento de Lumena. “Você não precisa incorporar um personagem afeminada cheio de estereótipos porque passou maquiagem”, escreveu.
“O problema não foi e nunca vai ser o fato de todos eles terem passado maquiagem. […] O problema é ter que forçar um personagem afeminado como se isso fosse motivo de riso. Não, não é”.
o incomodo da Lumena é válido. você não precisa incorporar um personagem afeminada cheio de estereótipos pq passou maquiagem.
maquiagem é um produto, é arte. você pinta seu rosto/corpo e é isso. é sobre se expressar artisticamente.
— Rebecca Gaia (@rbcgaia) January 27, 2021
talvez pareça exagero para muitas pessoas, mas pra quem é afeminada e cresceu sentido na pele o que essas “””brincadeiras””” causam na gente sabe bem do que ela tá falando.
práticas como essa reforçam o que é motivo de sofrimento pra muitas pessoas.
— Rebecca Gaia (@rbcgaia) January 27, 2021
o problema não foi e nunca vai ser o fato de todos eles terem passado maquiagem. maquiagem não tem gênero e usa quem quer, é um produto.
o problema é ter que forçar um personagem afeminado como se isso fosse motivo de riso. não, não é.
— Rebecca Gaia (@rbcgaia) January 27, 2021