Bilheteria EUA: ‘Amsterdam’ e ‘Lilo, Lilo Crocodilo’ flopam, enquanto ‘Sorria’ continua no topo
O drama de época repleto de estrelas de David O. Russell, “Amsterdam”, flopou em sua…
O drama de época repleto de estrelas de David O. Russell, “Amsterdam”, flopou em sua estreia nas bilheterias, arrecadando anêmicos US$ 6,5 milhões em 3.005 cinemas norte-americanos. O filme, que custou US$ 80 milhões para ser produzido, não conseguiu superar as críticas ruins e o pouco burburinho e está se tornando um dos maiores fracassos do ano.
O outro recém-chegado deste fim de semana, “Lilo, Lilo, Crocodilo”, também ficou aquém das expectativas, embora em menor grau, com apenas US$ 11,5 milhões de 4.350 cinemas em seu fim de semana de estreia. No entanto, o filme animado para a família da Sony, uma adaptação do popular livro infantil sobre um réptil antropomórfico (que canta!) com voz de Shawn Mendes, não será tão doloroso para o estúdio, dado seu preço de US$ 50 milhões.
Há um ponto brilhante inegável no fim de semana sem brilho nas bilheterias: o thriller assustador da Paramount, “Sorria”. O filme, estrelado por Sosie Bacon, conseguiu manter sua coroa com mais US$ 17,6 milhões em seu segundo fim de semana nos cinemas. Graças ao boca-a-boca positivo, as vendas de ingressos para o longa, orçado em US$ 17 milhões, caíram apenas 22% em relação à sua estreia, uma espera estelar para um filme de terror. Até agora, o filme arrecadou US$ 49,8 milhões na América do Norte e US$ 40 milhões no exterior, marcando outra vitória da Paramount em 2022. O estúdio também marcou este ano com “Top Gun: Maverick”, “A Cidade Perdida”, “Pânico” e “Sonic 2”.
“Amsterdam”, que ficou em terceiro lugar na bilheteria atrás de “Sorria” e “Lilo, Lilo, Crocodilo”, também falhou no exterior com US$ 3,5 milhões de 30 territórios internacionais. Um início global de US$ 10 milhões é doloroso para Russell, cinco vezes indicado ao Oscar, assim como para a Disney e a 20th CenturyStudios.
“A Mulher Rei” e “Não Se Preocupe, Querida” ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, nas bilheterias domésticas. “A Mulher Rei”, estrelado por Viola Davis, arrecadou mais US$ 5,3 milhões de 3.342 locais em seu quarto fim de semana de lançamento, caindo apenas 24% e elevando sua contagem para US$ 54,1 milhões.
“Não Se Preocupe, Querida”, da diretora Olivia Wilde, somou US$ 3,4 milhões em seu terceiro fim de semana, uma queda de 50% em relação ao lançamento anterior. O filme, que polarizou a crítica e o público, acumulou US$ 38 milhões até o momento.
Em outros lugares, a comédia romântica de Billy Eichner, “Mais Que Amigos”, não conseguiu se recuperar em seu segundo fim de semana, apesar das críticas positivas. O filme caiu para o sétimo lugar com mais US $ 2,1 milhões de 3.356 locais, um declínio de 56% em relação à sua estreia. Até agora, o filme arrecadou apenas US$ 8,8 milhões.
Há esperança para as comédias românticas, no entanto. Nas bilheterias internacionais, “Bilheteria Para o Paraíso”, de Julia Roberts e George Clooney, gerou US$ 60 milhões até o momento. O filme, também da Universal, estreia na América do Norte em 21 de outubro.
Em sexto lugar, o relançamento de “Avatar” da Disney e 20th Century continua a impressionar com US$ 2,6 milhões de 2.040 cinemas. Depois de três semanas de volta às telonas, o blockbuster de ficção científica de James Cameron em 2009 gerou US$ 23,3 milhões na América do Norte e US$ 71,9 milhões globalmente. É um resultado deslumbrante para um filme de 13 anos atrás, e que certamente deixa os espectadores de bilheteria otimistas para “Avatar: O Caminho da Água”, que estreia em dezembro.