O cantor Bob Dylan, dos EUA, é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura deste ano. O anúncio foi feito no início da manhã desta quinta-feira (13). Para a a Academia Sueca, Dylan recebeu o prêmio por “ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção Americana”.
Atualmente com 75 anos, o músico é conhecido por ser um dos mais versáteis, criativos e influentes dos Estados Unidos. Suas composições mais famosas são Like a Rolling Stone, Blowin’ in the Wind e Times they are a-changin’. Na ativa, ele acaba de lançar seu último disco, The Fallen Angels, 37º da carreira sem contar gravações ao vivo e coletâneas.
Vencedor de 10 Emmy, ele foi escolhido pela Rolling Stone gringa como o segundo maior artista de todos os tempos em 2004. Em 2007 ele ganhou uma espécie de cinebiografia com o elogiado Não Estou Lá, no qual vários atores dão vida a partes diferentes da trajetória de Dylan, incluindo Christian Bale, Richard Gere e a atriz Cate Blanchett.
O nome real dele é Robert Allen Zimmerman, filho de imigrantes judeus e russos, nascido e criado no estado de Minnesota. Começou sua carreira musical após abandonar a faculdade se mudar para Nova York em 1961, participando ativamente do auge do movimento flower power.