Bong Joon Ho fala sobre sucesso de ‘Parasita’, cinema e streaming
Depois de voar para a França para abrir o Festival de Cinema de Cannes em…
Depois de voar para a França para abrir o Festival de Cinema de Cannes em coreano na noite de terça-feira, o diretor de “Parasita”, Bong Joon Ho, fez uma viagem pelos caminhos da memória.
Durante uma entrevista no Festival durante esta quarta-feir, 07, Bong discutiu suas primeiras experiências no cinema, os lados bons e ruins do streaming de vídeo e sua obsessão por assassinos em massa.
“Eu não tinha ideia de que ‘Parasita’ seria um sucesso global. Seu sucesso foi muito além de minhas expectativas. Embora eu tenha feito exatamente da mesma maneira que o normal”, disse Bong. “E eu permaneço inalterado por isso. Quer dizer, olhe para mim, eu sou exatamente o mesmo. ”
“O assunto continua a ter ressonância na França e em outros lugares. Muitos [nós] gostariam de ser ricos, mas acho que em todos nós existe o medo de nos tornarmos pobres”, disse Bong. “Estou envolvido na adaptação da HBO [de ‘Parasita’]. Será uma comédia negra. Estou trabalhando em estreita cooperação com o roteirista Adam McKay. Desta vez, estou dando minha contribuição como produtor.”
Ele disse que já trabalha há três anos em seu próximo filme, um projeto de animação. “Foi inspirado em um livro científico francês que minha esposa comprou e trouxe para casa. As fotos das criaturas marinhas eram extraordinárias. Depois disso, minha imaginação assumiu o controle.
O diretor, que só começou a fazer cinema após os estudos universitários em sociologia, no entanto, minimizou as sugestões de que o assunto teve uma influência duradoura em sua produção cinematográfica. “Honestamente, eu era um péssimo aluno. E eu mal consigo ler minhas anotações daqueles dias.”
“Eu fiz ‘Memórias de um Assassino’ 17 anos depois dos eventos reais. E então me dediquei à pesquisa. Entrevistei todos que pude, detetives, jornalistas locais, mas uma pessoa escapou, o próprio assassino. Sempre me perguntei como ele era, em relação ao rosto. Fiquei tão obcecado que ele começou a aparecer nos meus sonhos”, disse Bong. Passaram-se mais 16 anos após o filme de 2003 que o homem foi capturado. “Tem havido discussão sobre se ele viu. Algumas pessoas dizem que ele assistiu muitas vezes. Um policial me disse que [o assassino] assistiu e achou isso medíocre”.
Bong revelou outra obsessão, fazendo pelo menos três referências em uma hora ao antigo regime militar que governou a Coreia do Sul quando ele estava crescendo e era conhecido por seu governo severo e censor. “A sociedade coreana está se movendo tão rápido hoje”, disse ele. “Coisas que acontecem em outros países ao longo de um período de anos podem acontecer na Coréia em apenas alguns meses.”
A obsessão pode ser familiar. Bong descreveu sua mãe como uma germófoba que se preocupava com o fato de seus quatro filhos pegarem doenças ao ir ao cinema. Felizmente, ela não os impediu de ir.
Bong disse que se lembra de assistir a filmes como “Um Dia de Cão” e “A Noviça Rebelde” desde cedo e de ter ficado impressionado com a capacidade do cinema de envolver totalmente o público. “Quando fomos ver ‘A Noviça Rebelde, era dia claro. Três horas e meia depois, quando saímos, estava escuro.”
Bong também falou sobre os serviços de streaming e cinema:
“Não podemos comparar a experiência de streaming com a escala de ir ao cinema, o som, a experiência compartilhada. Não há chance de clicar em pausa. Somos até um pouco pressionados. O público fica submerso pela experiência do filme ”, disse Bong.
“Assisti ‘O Irlandes’, de Martin Scorsese, em um cinema na Coréia. Foi realmente bom. Então conheci o próprio Scorsese mais tarde em Los Angeles. Ele me contou uma história sobre uma visita ao seu médico, que estava transmitindo o filme, 15 minutos por vez.”
Mas Bong disse que o suporte das plataformas de streaming para a produção de filmes era “irônico”. “‘O Irlandês’ foi financiado pela Netflix depois de ter sido rejeitado por todos os estúdios. O mesmo se aplica ao meu filme ‘Okja’ ”, disse ele. “Okja” continua sendo um dos poucos filmes da Netflix apresentados em competição em Cannes em 2017. Um ano depois, o festival proibiu filmes de streaming em sua competição principal.