Especial

Bruce Lee: 5 filmes com o maior astro das artes marciais

Lenda das artes marciais no cinema morreu em 20 de julho de 1940 em Hong Kong

(Foto: Reprodução)

Nascido em 27 de novembro de 1940 na cidade de São Francisco, Califórnia, Lee Jun-fan, ou mais conhecido como Bruce Lee, foi fundador do Jeet Kune Do, uma filosofia híbrida de artes marciais derivada de diferentes estilos de combate. Lee se tornou um ícone do cultura pop dos 20 por mudar a maneira com que os asiáticos eram retratados no cinema.

Lee se tornou popular após aparecer no seriado “Besouro Verde” em 1966, e por estrelar cinco filmes durante os anos 70. Em 10 de Maio de 1973, o astro desmaiou no estúdio Golden Harvest, enquanto fazia o trabalho de dublagem para o filme “Operação Dragão”. Ele teve convulsões e dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong, onde foi diagnosticado com um edema cerebral. Infelizmente, os mesmos sintomas aconteceram no dia da sua morte em 20 de julho de 1973.

Neste ano de 2021, a morte de Bruce Lee completa 48 anos. Vamos relembrar os 5 filmes do astro durante os anos 70:

A FÚRIA DO DRAGÃO (1971)

Crítica | A Fúria do Dragão (1972) - Plano Crítico

Dirigido por: Lo Wei

Sinopse: Chen Jun (Bruce Lee) retorna à escola Jingwu, em Shangai, na China, e descobre que seu velho mestre do Kung Fu, Fok Yun-kap, morreu em condições misteriosas. Triste e traumatizado pelo acontecimento repentino, Chen Jun vê seu momento agravado pelas tensões sociais que dominam a área. O jovem estudante decide enfrentar o problema ao mesmo tempo em que investiga o falecimento de seu professor.

O VOO DO DRAGÃO (1972)

The Way of the Dragon. 1972. Directed by Bruce Lee | MoMA

Dirigido: Bruce Lee

Sinopse: Tang Lung (Bruce Lee) é enviado de Hong Kong a Roma para ajudar o Tio Wang (Chung-Hsin Huang) e a prima Chen Ching-hua (Nora Miao) nos negócios do restaurante. O estabelecimento comercial da família é alvo de um grupo mafioso local e Tang afasta momentaneamente os gângsters, conquistando a admiração de Chen. O jovem ensina aos seus colegas as artes marciais chinesas, o Kung Fu, e deverá comprovar seu talento como lutador contra outras ameaças que surgem.

O DRAGÃO CHINÊS (1972)

Crítica | O Dragão Chinês - Plano Crítico

Dirigido por: Lo Wei

Sinopse: O menino Cheng (Bruce Lee) se muda para Bangkok e vai morar com os primos e trabalhar em uma fábrica de gelo, jurando desta vez não se envolver em qualquer tipo de confusão. No entanto, seus familiares começam a desaparecer após conhecer o diretor da fábrica, que é na realidade o chefão do tráfico local. Cheng se vê obrigado a quebrar sua promessa e a mostrar seu conhecimento sobre as artes maciais para enfrentar a gangue.

OPERAÇÃO DRAGÃO (1973)

Estrelado por Bruce Lee, "Operação Dragão" vai ganhar reboot

Dirigido por: Robert Clouse

Sinopse: Lee (Bruce Lee) foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para a venda de ópio. Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.

JOGO DE MORTE (1978)

TOP FILMES E CRÍTICAS: JOGO DA MORTE (1978)
Dirigido por: Robert Clouse, Bruce Lee

Sinopse: Último filme de Bruce Lee e que ficou incompleto – o ator morreu antes de finalizar o filme -, na trama, Billy Lo (Bruce Lee) é um talentoso lutador de Kung Fu, cada vez mais notório. Suas habilidades acabam despertando não somente reconhecimento positivo, mas também uma organização criminosa que tenta cooptá-lo. De índole firme, ele recusa, mas acaba sofrendo diversas retaliações, o que faz que ele tome uma medida drástica para escapar com vida e destruir a organização de dentro.