Cantor Genival Lacerda morre aos 89 anos, vítima da covid-19
Quem confirmou o falecimento do artista foi o próprio filho do cantor. "Painho faleceu", publicou ele no Instagram
Genival Lacerda, 89 anos, morreu por conta das complicações da covid-19 na manhã desta quinta-feira (6). O cantor estava internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital de Recife desde o dia 30 de novembro, respirando com a ajuda de aparelhos.
Quem confirmou o falecimento do artista foi o próprio filho do cantor, Genival Lacerda Filho. “Painho faleceu”, publicou ele em seus stories do Instagram.
No dia 16 de dezembro, o estado de saúde de Genival já era considerado gravíssimo. “Conforme boletim médico, o quadro clínico teve uma piora, sendo considerado gravíssimo, com comprometimento do pulmão devido a infecção”, disse a assessoria.
Na última terça-feira (5), o artista continuava em estado grave no Hospital Unimed 1, na Ilha do Leite. “No 33° dia de ventilação mecânica, em uso de drogas vasoativas. Não há perspectiva de alta e ele está sendo medicado com antibióticos”, lê-se no boletim.
Em maio do ano passado, antes de contrair Covid-19, Genival Lacerda sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou internado por três dias. O cantor tinha mais de 60 anos de carreira. Dentre seus principais sucessos estão “Severina Xique Xique“, “De quem é esse jegue?” e “Radinho de Pilha“.
Carreira
Na década de 50, Genival Lacerda foi morar em Pernambuco e, em 1955, gravou seu primeiro disco, obtendo sucesso com a faixa Coco de 56. Em 1964, incentivado por seu cunhado Jackson do Pandeiro, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP.
Contudo, o sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música Severina Xique-Xique, cujo verso “ele tá de olho é na butique dela” tornou-se o mais popular do compositor. Graças a essa composição de sua autoria e João Gonçalves, Genival Lacerda vendeu cerca de 800 mil cópias.
Grande Genival Lacerda de Campina Grande, Paraíba. O nordeste tá de luto pic.twitter.com/ALGVmObGpj
— Bruno Arcanjo (@xbrunaox) January 7, 2021
Conheci Genival Lacerda na rua, ali em frente ao prédio da Folha de São Paulo. Ele foi de uma simpatia incrível.
Ele criou um estilo muito pessoal na música.
Mais uma vítima da Covid 19.
Muito triste! pic.twitter.com/vn3BmPqq6F— Luiz Thunderbird (@LuizThunderbird) January 7, 2021