COMPLEXO DE VIRA-LATA

Cão vira-lata brasileiro só responde a comandos em inglês; vídeo

“Little Ze” foi educado em inglês e agora não responde comandos em português

Zero, um vira-lata de Curitiba (PR), viralizou nas redes sociais por uma habilidade inusitada: ele só entende comandos em inglês. Conhecido também como “Little Ze”, o cão não responde a palavras em português, comportamento que intriga e diverte quem acompanha os vídeos publicados por sua tutora, Paulinne Pontarolli.

A explicação para essa curiosidade está na sua criação. Zero foi adotado ainda filhote por Paulinne e seu ex-namorado norte-americano. Em casa, o idioma predominante sempre foi o inglês, incluindo os comandos básicos, como “sit” (senta) e “stay” (fica). Essa convivência moldou o comportamento do cão, que agora associa apenas a língua inglesa às suas interações.

Atualmente, Zero vive com o pai norte-americano, a mãe brasileira visita o doguinho uma vez por mês. Durante esses períodos, ele mantém a preferência pelo inglês. Paulinne relata que frases como “bom menino” não têm efeito algum no cachorro. Mas ao ouvir “good boy”, Zero prontamente reage, balançando as orelhas e abanando o rabo.

Nos comentários da publicação, os internautas reagira. “Agora eu era o herói, e o meu cachorro só falava inglês”, comentou um seguidor. Outro disse: “Até o caramelo é mais bilíngue que eu. Poxa”, “Provando que até pra adotar um caramelo, precisa de exame de proficiência”, brincou outro internauta.