Protesto

Celebridades criticam medida de Temer que extingue reserva na Amazônia

Nesta quarta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial da União um decreto assinado pelo presidente…

Nesta quarta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial da União um decreto assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB) que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca). O local, que fica entre o Pará e o Amapá está, agora, livre para exploração mineral como uma forma de agradar a Bancada Ruralista.

A área tem 47 mil quilômetros quadrados, cujo tamanho é equivalente ao estado do Espírito Santo. A decisão ganhou repercussão imediata em sites de notícias internacionais, com duras críticas de ambientalistas à medida do presidente.

Por aqui, além da repercussão nacional, algumas celebridades foram às suas redes sociais para protestar contra o decreto. A modelo Gisele Bündchen, que já havia mostrado sua insatisfação com a maneira como o peemedebista trata as questões ambientais, questionou o decreto presidencial. Segundo ela, a medida de Temer é um “leilão” da Amazônia.

Cauã Reymond, que também defende causas ambientais publicamente, chamou o decreto de “retrocesso que ameaça todo o nosso futuro”. “Uma área de 47 mil quilômetros de verde que deixará de existir para dar lugar à exploração de minérios pela iniciativa privada”, escreveu ele em seu Facebook.

O apresentador Luciano Huck, que publicamente apoiou o impeachment a ex-presidente Dilma Rousseff e foi homenageado com a Ordem do Mérito Militar pelo governo de Michel Temer, chamou a medida do peemedebista de “estupidez” e “sem sentido”. “Me assustaria a falta de bom senso em querer, simplesmente, discutir a entrega de parte desta riqueza natural para a exploração de minérios neste, ou em qualquer outro, momento do Brasil”, escreveu.

Ivete Sangalo, Marina Ruy Barbosa, Giovana Ewbank, Igor Rickli e Thiago Lacerda também utilizaram seu espaço e visibilidade na internet para demonstrar insatisfação com o decreto de Michel Temer.

Veja os protestos dos artistas: