Coronavírus

Morre Allen Daviau, diretor de fotografia de ‘E.T.’, ‘A cor púrpura’ e outros, vítima da Covid-19

Indicado a cinco Oscars, americano tinha 77 anos

Morreu nesta quinta-feira, aos 77 anos, o fotógrafo Allen Daviau, diretor de fotografia de filmes como "E.T.: O extraterrestre", "A cor púrpura" e "Congo". (Foto: reprodução)

O coronavírus vitimou mais um grande profissional do cinema. Morreu nesta quinta-feira, aos 77 anos, o fotógrafo Allen Daviau, diretor de fotografia de filmes como “E.T.: O extraterrestre”“A cor púrpura” e “Congo”.

Ao longo de uma carreira extensa, que durou mais de cinco décadas, Daviau foi indicado ao Oscar de fotografia em cinco oportunidades: em 1982, por “E.T.”; em 1986, por “A cor púrpura”; em 1988 por “Império do Sol”; em 1991 por “Avalon”; e, no ano seguinte, por “Bugsy”. Porém nunca levou a estatueta dourada pra casa.

Considerado por amigos um bon vivant, apreciador de restaurantes estrelados, o artista estava internado no MPTF Hospital, em Los Angeles.

Nascido em Nova Orleans, Daviau firmou uma longa parceria com o cineasta Steven Spielberg. Além dos supracitados “E.T.”, “A cor púrpura” e “Império do Sol”, eles trabalharam juntos em “Contatos imediatos do terceiro grau”, de 1977.

“Em 1968, Allen e eu começamos juntos nossas carreiras com o curta-metragem ‘Amblin’. Allen foi um artista maravilhoso, mas seu calor e sua humanidade eram tão poderosos quanto suas lentes. Ele era um talento único e um lindo ser humano”, homenageou Spielberg, em nota.