Censura chinesa cortou beijo gay de Alien: Covenant
Sem dar mais spoilers do que o necessário, o último filme de terror e ficção-científica…
Sem dar mais spoilers do que o necessário, o último filme de terror e ficção-científica de Ridley Scott, Alien: Covenant, possui breve beijo gay conforme o longa se move para o seu final e parte mais dramática.
É uma cena peculiar devido aos personagens que envolve e sua motivação, mas os chineses não poderão tirar suas próprias conclusões: a cena foi removida inteiramente do corte do filme no país pela censura estadual.
Alien: Covenant estreou na China na sexta-feira com seis minutos a menos do que o corte ocidental. Cortes por lá não são novidade: Logan, por exemplo, teve 14 minutos removidos por causa de sua violência gráfica.
O problema, porém, é que segundo o THR boa parte da imprensa especializada chinesa já havia comentado sobre a cena: portanto, o público já esperava vê-la na tela grande e reparou na ausência.
“Você não nota as outras partes removidas, mas dá pra sentir de verdade algo faltando na hora que o beijo deveria acontecer”, disse ao site uma estudante universitária de Xangai.
Em relação a filmes com temáticas LGBT, a tendência do país é bani-los inteiramente: filmes nomeados e vencedores do Oscar como Carol e O Segredo de Brokeback Mountain sequer foram exibidos por lá, proibidos. Já o mais recente vencedor do Oscar de Melhor Filme, Moonlight – Sob a Luz do Luar, que também possui forte temática LGBT, está lutando desde o início de abril deste ano para ser exibido na China, ainda sem sucesso.