16º Goiânia Mostra Curtas tem inscrições abertas para oficinas
Matrícula pode ser realizada gratuitamente até o dia 19 de setembro
Vera Hamburger, Julia Zakia e Mariana Brasil ministrão oficinas e laboratórios de audivisual durante o 16º Goiânia Mostra Curtas, que será realizado entre os dias 4 a 9 de outubro, no Teatro Goiânia. O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberá as aulas, que têm sua matrícula aberta até o dia 19 de setembro. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.goianiamostracurtas.com.br.
Para a diretora do festival, Maria Abdalla, “as atividades oferecidas têm o objetivo de enriquecer as experiências dos profissionais locais, por meio da participação de profissionais atuantes no mercado audiovisual do País e, ainda, com as discussões e debates propiciados com as turmas multidisciplinares”.
Laboratório Fronteiras Permeáveis
A diretora de arte Vera Hamburger é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Desde 1985, trabalha com teatro, ópera, dança, cinema e exposições, e já participou de longas com Hector Babenco, Cacá Diegues, Walter Lima Jr., Sérgio Rezende, Eliane Caffé, Cao Hamburger, Tata Amaral e Philipe Barcinski.
Ela é ainda a responsável pela Curadoria da exposição Castelo Rá Tim Bum (SESC Belenzinho), Mostra Brasil 500 anos – módulos Arqueologia e Artes Indígenas (Parque Ibirapuera) e pela Ocupação Flávio Império (Instituto Itaú Cultural) e ganhadora do Prêmio Jabuti (2015) com o livro Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro.
O laboratório foi desenvolvido com o seu objeto de estudo de mestrado, e tem por objetivo a investigação da cena como linguagem. Serão selecionados 20 participantes maiores de 18 anos, para frequentas as aulas no dias 7 e 8 de outubro, das 9 às 12 horas. As aulas serão divididas entre os módulos Da experiência vivencial à forma, com experiência prática, e Do desenho à cena: outra experiência, com uma palestra aberta ao público.
Oficina Olhar Cênico
Entre os dias 5 e 8 de outubro, das 14h30 às 17h30, a diretora e diretora de fotografia Julia Zaika oferece para 20 alunos o curso que pretende criar uma “peça de comunicação”, com aulas teóricas e atividade prática que deve ser feita a partir de histórias de pais, avós e moradores da cidade, desenvolvendo histórias para a dramaturgia.
Zaika é formada em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com ênfase em direção e fotografia. Seu currículo inclui os filmes Supermãe, Pedra Bruta, Tarabatara e Supermãe, e a fotografia de O Periscópio, de Kiko Goifman, Como Fotografei Os Indios, de Otávio Cury, e O Aborto dos Outros, de Carla Gallo.
Oficina Planejamento de Produção para Séries de TV
Criada pela Coordenadora de Produção de projetos audiovisuais Mariana Brasil, a oficina será entre os dias 7 e 8 de outubro, das 9h às 12h e 14h30 às 17h30. As aulas têm capacidade de atender 15 participantes, e devem apresentar um método de trabalho que estruture a produção, com foco em uma série de televisão de ficção.
A coordenadora atua há 20 anos no mercado de produção indepente e nove na área de produções para TV. Tem mais de 50 obras produzidas e é socia da empresa Maria Brasil desde 2012, onde faz consultoria e ministra cursos. Entre as instituições em que ela trabalha, estão o Instituto Itaú Cultural SP, Ancine, Centro Cultural Barco, Festival de Cinema do Rio de Janeiro e Festival de Cinema de Belo Horizonte.
Desde 2000, o festival exibiu mais de 1.600 filmes para 240 mil espectadores. Em cinco mostras abertas ao público, o Goiânia Mostra Curtas terá curta-metragens de animação, ficção, documentário e experimental. O Centro Cultural UFG está na Avenida Universitária, no Setor Leste Universitário, e o Teatrgo Goiânia fica na Avenida Anhanguera, esquina com a Avenida Tocantins, no Setor Central.