Cinema

Anthony Hopkins | 10 melhores filmes da carreira

Sir Philip Anthony Hopkins nasceu em 31 de dezembro de 1937 em Margam, no Reino…

Sir Philip Anthony Hopkins nasceu em 31 de dezembro de 1937 em Margam, no Reino Unido. Atualmente com 83 anos, já ganhou centenas de prêmios ao longo da carreira – incluindo o Oscar de Melhor Ator por “O Silêncio dos Inocentes” onde interpretou o assassino canibal Hannibal -. O ator começou a atuar no teatro e depois migrou para o cinema se tornando um dos maiores nomes da atuação da indústria.

Ele foi indicado este ano ao Oscar de Melhor Ator por sua estupenda atuação no longa “Meu Pai”. Aproveitando o novo trabalho, aproveitei para escolher os 10 MELHORES FILMES da carreira de SIR ANTHONY HOPKINS. Então, vamos de lista!

Obs: A lista está em ordem cronológica!

Obs 2: A lista é uma opinião pessoal do autor deste post. 

 

O HOMEM ELEFANTE (1980)

Com a cara toda deformada e a maquiagem icônica, o show de “O Homem Elefante” acaba ficando mesmo para John Hurt. Mas Anthony Hopkins interpreta o Doutor Frederick Treves, cirurgião que trabalha no Royal London Hospital e que assume a responsabilidade de cuidar e lutar pelos cuidados de um homem com o rosto deformado e considerado um monstro pela sociedade. Dirigido por David Lynch, logo já sabe-se que “O Homem Elegante” não será um filme comum, mas uma jornada densa e angustiante.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)

Create meme "Anthony Hopkins I was riding, silence of the lambs, Hannibal Lecter to childhood" - Pictures - Meme-arsenal.com

Adaptado do livro de Thomas Harris, “O Silêncio dos Inocentes” é um dos melhores e mais influentes filmes de suspense dos anos 90. Uma obra que nos apresenta pela primeira vez Anthony Hopkins como o assassino canibal Hannibal Lecter, e sua atuação lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. O filme também ganhou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção (Jonathan Demme), Melhor Atriz para Jodie Foster e Melhor Roteiro Adaptado. Um dos poucos filmes na história de Hollywood a levar cinco prêmios nas principais categorias. E com razão. Instigante e memorável, o filme é uma jornada psicológica na mente imprevisível e tenebrosa não apenas de Lecter, mas do vilão principal da obra, o serial killer conhecido como Buffalo Bill. Disponível na Amazon Prime, “O Silêncio dos Inocentes” merece prioridade. O ator atuou novamente como Hannibal nas continuações “Hannibal” (2001) e “Dragão Vermelho” (2003).

 

DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)

Movie Market - Professor Abraham Van Helsing Photo - C67584 | Bram stoker's dracula, Dracula film, Abraham van helsing

O diretor Francis Ford Copolla (da trilogia “O Poderoso Chefão”), adapta o clássico livro de Bram Stoker e constrói uma obra extremamente romântica em sua concepção, afinal, a história do Drácula em sua essência é uma história de amor, de desejo, luxúria e poder. O livro é contado como se fosse um amontoado de cartas, então muita coisa é breve e mais superficial. Mas aqui Coppola oferece mais nuances e escopo, além dos belos cenários estilizados e da atuação impecável e visual marcante de Gary Oldman como o famoso vampiro. Anthony Hopkins interpreta o médico Abraham Van Helsing, o estudioso e grande nêmesis do protagonista.

RETORNO A HOWARD’S END (1992)

Retorno a Howards End", de James Ivory - Devo tudo ao Cinema

Particularmente, não é um filme no qual eu sou muito fã. Considero o enredo em vários momentos repetitivo e lento sem propósito para uma história básica de classes sociais, brigas de família, etc. Falta mais emoção e ousadia em trabalhar com os conflitos da trama. Mas o coloquei aqui nesta lista por ser um filme conhecido e com muitos apreciadores. Foi indicado a vários Oscars – e inclusive ganhou a estatueta de Melhor Atriz para Emma Thompson. Anthony Hopkins possui papel importante e sua elegância e imponência sempre são bem vindas e eficazes.

VESTÍGIOS DO DIA (1993)

Pin em movies on netflix

Uma obra singela sobre voltar ao passado e recuperar o tempo e sonhos perdidos. Mais uma vez Anthony Hopkins e Emma Thompson atuam juntos neste drama de época sobre a importância de se dar novas oportunidades. Hopkins é que trabalhou como mordomo-chefe por muitos anos e decide viajar de carro pela Inglaterra. Então, ele decide visitar Sally, que tinha sido governanta na mesma casa onde trabalhou e pela qual foi apaixonado. Belo, delicado e um deleite assistir.

NIXON (1995)

Richard Nixon Movies: What To Watch To Learn More About His Presidency, Resignation And Legacy - CINEMABLEND

Oliver Stone possui sempre uma mão poderosa e perspicaz para assuntos políticos. Seu “Nixon” é uma jornada de quase 3h e 30 sobre o polêmico homem e o polêmico político que atuou como vice-presidente dos EUA, e depois presidente do país, mas sofreu impeachment e desencadeou o escândalo do caso Watergate. Anthony Hopkins é um show. Com uma maquiagem não tão sobrecarregada, o foco aqui é menos o visual com o nariz característico, e mais o íntimo, o pessoal e a persona astuta, ardilosa, mas também insegura e humana de Richard Nixon.

AMISTAD (1997)

Story about what it was like to live in a house with John Quincy Adams | Helytimes

Anthony Hopkins não é o protagonista neste drama épico e de tribunal dirigido por Steven Spielberg, mas ele sempre que aparece o filme fica ainda melhor e tanto que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Particularmente, eu amo “Amistad” e considero uma obra poderosa sobre a escravidão. A história explora um lado pouco visto em filmes: as atrocidades de pretos que vendiam os próprios conterrâneos na África para navios negreiros que transportavam os agora escravos para os países da América, e de lá eram revendidos e negociados também para outras nações. O foco do roteiro é um grupo de pretos que conseguem dominar um desses navios, o espanhol La Amistad, mas acabam presos após serem abordados por um navio de guerra norte-americano. Com cenas memoráveis e aquela dramaticidade bem a cara de Spielberg, “Amistad” é um drama tocante e inesquecível.

THE DRESSER (2015)

Anthony Hopkins e Ian McKellen estão juntos no filme "The Dresser"

Infelizmente, este é um filme pouquíssimo conhecido estrelado por dois gigantes da atuação: Anthony Hopkins e Ian Mckellen. Baseado no livro “O Fiel Camareiro” (que inclusive já teve adaptação para o cinema com um filme de 1983), esta nova versão foi feita para TV e se sustenta, principalmente, nas soberbas performances de Hopkins e McKellen. Ambos os atores oferecem uma masterclass de atuação. A obra possui até um aspecto teatral em sua concepção, mas os dois protagonistas são tão fervososos e indômitos em cena que é impossível não ficar de olhos fixados em tela. O longa está atualmente disponível na Amazon Prime Vídeo.

REI LEAR (2018)

KING LEAR | Um Reino não tão Unido assim

A história se passa nos tempos atuais mas a essência da obra original de Shakespeare se mantém neste filme intrigante estrelado só por gente de calibre. Além de Hopkins, temos Jim Broadbent, Emma Thompson, Jim Carter, Emily Watson, Florence Pugh, Tobias Menzies e outros. Até para quem não é muito fã de adaptações shakespearianas, esta versão de Rei Lear pode ser surpreendente.

MEU PAI (2021)

The Father': 2021 Oscar nominee's hopeful lesson - Los Angeles Times

Com uma de suas melhores atuações da carreira, Anthony Hopkins interpreta um senhor cuja memória se deteriora a cada dia. Morando com a filha (Olivia Colman) e o genro (Rufus Sewell), o enredo é genial por nos colocar no ponto de vista do pai (Hopkins) e trabalhar a noção de realidade, o que nos deixa ainda mais instigados e cheios de angústia. É um filme surpreendente que teve crítica postada no Telemania. Só clicar AQUI para ler o texto.

 

MENÇÕES HONROSAS:

O LOBISOMEM (2010)

Watch The Wolfman | Prime Video

Eu sou apaixonado por este filme que se inspira bastante no clássico com Lon Chaney no papel. Violento, visceral e com ambientação sombria e vitoriana, “O Lobisomen” pode não ser de todo perfeita, mas é um deleite assistir. E amo quando o filme aposta mais na maquiagem para criar o monstro (maquiagem esta que venceu o Oscar da categoria) do que em efeitos digitais. Uma diversão regada a sangue e suspense.

WESTWORLD – 1ª temporada (2016)

Anthony Hopkins estreia 'Westworld' sem ver TV: 'Caixa do medo' | VEJA

Da segunda temporada em diante “Westworld” me desinteressou. Mas a primeira temporada é ótima e trabalha temas como humanidade, realidade e sentimentos com astúcia, inteligência e imprevisibilidade. E Hopkins, como sempre, é um destaque formidável,

 

ODIN nos filmes do Thor da Marvel

Papel de parede : Thor: O Mundo Obscuro, Thor, Odin, Chris Hemsworth, Anthony Hopkins 4256x2832 - goodfon - 1012603 - Papel de parede para pc - WallHere

O primeiro filme do Thor é fraco. O segundo não é uma maravilha, mas até tem seus momentos. O terceiro já acho ótimo e bastante divertido. Mas apesar dos problemas de roteiro uma coisa é certa: Anthony Hopkins como Odin (pai do Thor) foi uma escolha de elenco maravilhosa. O ator é pura nobreza e sabedoria e traz imponência e respeito ao personagem. Digno!