Começou em Nápoles (1960) | #tbt Clássicos
Longa-metragem estrelado por Sophia Loren e Clark Gable está disponível no Amazon Prime Vídeo
Comédia romântica que se passa na Itália e estrelada por Clark Gable e Sophia Loren. Precisa mais? Na história temos Michael Hamilton (Gable), um advogado americano que vai à Nápoles para colocar em ordem os negócios do irmão morto em um acidente de carro com a esposa. Chegando lá, descobre que tem um sobrinho, Nando Hamilton (Marietto), que está sob os cuidados da cunhada Lucia (Loren). O que era pra ser uma viagem breve se transforma em uma batalha judicial pela guarda do garoto, jogos de amor para influenciar a outra parte e, claro, um sentimento verdadeiro que nasce inesperadamente entre Michael e Lucia.
Estamos falando aqui de uma comédia romântica da Hollywood dos anos 60. “Começou em Nápoles” traz frescor por utilizar muitos cenários reais da cidade de Nápoles, Itália, e menos cenários de estúdio. E como é fundamental em um filme do gênero, a química do casal protagonista precisa ser a força motriz da história. Se o casal não passa convicção junto, o filme pode ser bem escrito, belamente filmado e ter um trilha sonora emocionante, o resultado será muito aquém do esperado.
Mas química é algo que Clark Gable e Sophia Loren não precisam se preocupar. Gable com seu estilo de norte-americano instruído e formal, mas sempre com uma serenidade e convicção no falar, apresenta um contraste ideal com o estilo animado, fervoroso e sedutor de Loren. Juntos, eles são o que faz de “Começou em Nápoles” uma atraente comédia romântica que nos leva para uma Itália colorida, empolgante e um típico cartão postal como só Hollywood consegue criar.
Mas o filme não deixa de ter seus problemas. Observando com mais atenção o roteiro, acredito que o sentimento de amor que surge entre os personagens de Loren e Gable acontece muito subitamente, sem muita profundidade. O que começou com um jogo de interesses e depois parte para um sentimento real de gostar é trabalhado com pressa pelo roteiro.
Porém, apesar da ressalva, “Começou em Nápoles” exala charme e beleza e a história passa sem soar cansativa ou entediante. Infelizmente, foi o penúltimo trabalho de Clark Gable que faleceu três meses após o lançamento do filme em 1960.
Disponível no Amazon Prime Video, “Começou em Nápoles” é puro deleite e uma experiência inesquecível do gênero. Recomendado!
It Starts in Naples/EUA – 1960
Dirigido por: Mellville Shavelson
Com: Clark Gable, Sophia Loren, Vittorio De Sica…
Sinopse: Michael Hamilton (Clark Gable), um advogado americano, vai à Nápoles para levar Nando Hamilton (Marietto), seu sobrinho, com ele para à América. Mas Lucia Curcio (Sophia Loren), uma italiana que é tia do garoto, não concorda com sua ida. Após o choque inicial um envolvimento surge entre os dois.