Cinema

Crítica: À Espera dos Bárbaros

Dirigido por Ciro Guerra, estrelado por Mark Rylance e com Johnny Depp e Robert Patinson no elenco, “À…

Dirigido por Ciro Guerra, estrelado por Mark Rylance e com Johnny Depp e Robert Patinson no elenco, “À Espera dos Bárbaros” é baseado no livro homônimo escrito por J. M. Coetzee e nos apresenta uma região dominada por um certo império (nunca é mencionado o nome) que possui no local um magistrado (Rylance) responsável por coletar impostos, ditar sentenças e manter a ordem e organização no local. Tudo muda com a chegada do coronel Joll (Depp), que é enviado para investigar um suposto motim promovido pelos ‘bárbaros’ da região.

A obra de Coetzee é um exemplar profundo e condenatório aos atos de xenofobia, autoritarismo e censura. O filme também escrito por J. M. Coetzee (o próprio autor do livro) explora as nuances de um contexto social comum à muitos momentos de nossa história como civilização. O fato do enredo nunca citar nomes de países ou império é ideal para abrir espaço, e nos permitir complementar as entrelinhas com exemplos conhecidos do nosso mundo real. E eles são diversos.

Coronel Joll é a representação do autoritarismo em sua forma nua e crua e sem respingos de empatia e respeito. Depp encarna com deleite e oferece peso dramático ao personagem simplesmente através de falas suaves e o mínimo de expressões. Já Rylance representa a mudança de perspectiva diante daquela realidade, e será nosso condutor emocional diante das atrocidades e opressão aos habitantes locais daquele mundo, que são chamados de ‘bárbaros’ pelo império, mas cuja semântica da palavra oferece sentido amplo – já que tais ‘bárbaros’ são menos o lado dominado, e mais o lado dominante.

“À Espera dos Bárbaros” é um filme lento. Há de se decepcionar quem for esperando uma obra mais agitada e violenta. É uma jornada hostil e impetuosa, sem dúvida, com temas ricos e uma trama social pertinente e conveniente ao momento atual. Mas o longa carece de impacto e falha ao explorar com maior austeridade a região dominada, e o próprio comportamento dos oficiais que se colocam em posição de deus. No meio do caminho engata um envolvimento “afetivo” e “emocional” entre Rylance e uma nativa que só ajuda na perda de ritmo e tensão.

Está longe de ser uma obra ruim, pelo contrário, é uma adaptação respeitosa ao material original e vale pela ótima temática e elenco. Mas como cinema, e até pelo assunto em questão, o filme pouco adentra nos conflitos daquele mundo e se mantém superficialmente sobre eles.

“À Espera dos Bárbaros” está disponível para aluguel online na Apple TV+ e Youtube

Waiting for the Barbarians/ITÁLIA, EUA – 2019

Dirigido por: Ciro Guerra

Com: Mark Rylance, Johnny Depp, Robert Pattinson…

Sinopse: Em uma pequena província ocidental do Reino Unido vive um magistrado (Mark Rylance) muito dedicado ao seu trabalho. No entanto, quando o Coronel Joll, famoso por seus “interrogatórios” e torturas, chega da capital para investigar os bárbaros, ele começa questionar a sua lealdade em relação ao Império.

 

À Espera dos Bárbaros - Filme 2020 - AdoroCinema