Cinema

Crítica: Cherry – Inocência Perdida | Apple TV+

A história de “Cherry” acompanha um rapaz de 23 anos (Tom Holland) que se alista…

A história de “Cherry” acompanha um rapaz de 23 anos (Tom Holland) que se alista no exército e é enviado para o Iraque. Quando retorna, ele desenvolve transtorno de estresse pós-traumático e à partir daí sua vida muda radicalmente. Começa a assaltar bancos, entrar em dívidas e a ficar viciado em remédios e drogas ilícitas juntamente com sua esposa Emily (Ciara Bravo).

Dirigido por Joe Anthony Russo, os mesmo diretores de “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”, e adaptado do livro escrito por Nico Walker à partir de suas próprias experiências, “Cherry – Inocência Roubada” fala de vício, escolhas e maturidade. O longa explora diversos assuntos trabalhados frequentemente no cinema. Tem um pouco de drama de relacionamento, uma pitada de comédia romântica no começo, uma parte de filme de guerra, outra de drama pós-guerra, filme de assalto e seu momento de filme de viciados.

Dividida em capítulos, “Cherry” pode não trazer uma temática nova, mas se sustenta bastante na atuação excepcional de Tom Holland e na direção estilosa de Joe e Anthony Russo. Holland brilha com uma entrega total em uma performance que o faz explorar diferentes camadas do personagem, que parte de um estudante universitário apaixonado até um adulto viciado traumatizado pela guerra. Dois polos contrastantes que são encarnados com brilhantismo pelo ator.

A direção de Joe e Anthony Russo também é outro ponto positivo do longa. Ela possui estilo e dinamismo que favorecem os clichês da narrativa ao trazer engajamento, agilidade e habilidade com a câmera, a edição e a trilha sonora. Eles usam narração em off, quebra da quarta parede, foco e desfoco, transição de cores, e claro, uma trilha sonora composta por excelentes músicas que ajudam no tom da cena.

“Cherry – Inocência Perdida” é um ótimo material que sabe envolver o expectador e utilizar as ferramentas cinematográficas para tornar uma história comum em uma experiência impactante e envolvente. Disponível no Apple TV+, o filme vale a pena.

Cherry/EUA – 2021

Dirigido por: Joe e Anthony Russo

Com: Tom Holland, Ciara Bravo, Jack Reynor…

Sinopse: Cherry acompanha um ex-médico do exército (Tom Holland) que sofre de transtorno de estresse pós-traumático ao retornar do Iraque. Ao tentar com a doença, ele vira assaltante de bancos para sustentar seu vício em drogas que o deixa endividado.