Crítica: FAZ DE CONTA QUE NY É UMA CIDADE | Netflix
Martin Scorsese coloca Fran Lebowitz como centro desta série documental que nos leva a uma deliciosa viagem por Nova York ao lado de uma figura singular
“Faz de Conta Que NY é uma Cidade”, dirigido por Martin Scorsese e que se encontra na Netflix, é uma minissérie documental bastante curiosa. Primeiro porque Martin não realiza um documentário cheio de entrevistas, ou aprofundamentos sobre o tema em que aborda, pelo contrário, é uma minissérie sobre New York através dos olhos da escritora Fran Lebowitz – moradora da cidade há décadas e conhecida nos Estados Unidos pelos comentários ácidos e humor sardônico.
Fran, diga-se, é uma personagem incrível. Infelizmente se existe um ponto negativo nesta minissérie é Martin não explorar melhor quem é tal pessoa, sua história e crescimento como profissional. Ele provavelmente já supõe que todos a conhecem e isso vai tirar o interesse – acredito – de várias pessoas fora dos Estados Unidos.
“Faz de Conta Que NY é uma Cidade” é uma longa conversa com Fran Lebowitz. É como se estivéssemos revendo um velho amigo, ou conhecendo uma pessoa mais velha e vivida que nos fala sobre tudo, suas opiniões acerca da vida, de como é morar em New York, etc. E Fran deixa o papo muito mais interessante por ser alguém com uma visão crítica do mundo, ser uma mulher de opiniões fortes e, ao mesmo tempo, extremamente divertida por ser dona de uma ironia pontual. Podemos não concordar com seu ponto de vista, mas sem dúvida, ouvi-la é um prazer e um aprendizado.
Fran viveu a intensidade dos anos 70 e 80 – principalmente a New York deste período. Atualmente com 70 anos, ela é a típica nova iorquina que vive uma contínua relação de amor e ódio com a cidade. Mantém um saudosismo do seu tempo de jovem, mas entende as evoluções sociais e que o mundo nunca é o mesmo (mas não quer dizer que ela tenha que gostar das novidades, claro).
Acompanhar seu olhar, paixões e desinteresses da vida só dá certo aqui porque Fran é alguém de vivência e opiniões firmes. Ela sabe o que quer, o que gosta e o que não gosta, e o contraste de uma New York do passado com a New York atual é algo que Martin Scorsese extrai bem de suas falas.
New York é uma cidade intensa. Quando a conheci é notório o contraste de pessoas e culturas mundiais todas presentes em um único local. É uma cidade enorme, agitada – nunca para -, e talvez se morasse nela sem dúvida teria uma relação de amor e ódio também. Mas no fim, é uma cidade apaixonante mesmo com todos os problemas e loucuras. Um típico exemplo do capitalismo ocidental em sua força total.
“Faz de Conta que NY é uma Cidade” possui apenas 7 episódios de 30 minutos cada. Uma conversa daquelas deliciosas com uma pessoa deveras interessante. Particularmente, adoraria mais capítulos com Fran Lebowitz falando sobre temas diversos, mas me contento com os sete. Sem problemas.
Pretend It’s a City/EUA – 2021
Dirigido por: Martin Scorsese
Número de episódios: 07
Com: Martin Scorsese e Fran Lebowitz.
Sinopse: Passeie por Nova York e conheça a mente fascinante da escritora e humorista Fran Lebowitz, em uma conversa com Martin Scorsese.