Cinema

Crítica: Filhos de Istambul | Netflix

Nas ruas da cidade de Istambul, Turquia, Mehmet (Çagatay Ulusov) é um catador de papel…

Nas ruas da cidade de Istambul, Turquia, Mehmet (Çagatay Ulusov) é um catador de papel e dono de uma pequena empresa de coleta. Certo dia, um menino aparece dentro de um dos sacos utilizados por um de seus funcionários. Ele, então, decide cuidar do garoto que possui uma história parecida com a sua: A mãe também o colocou no saco para fugir do padrasto violento que lhe batia praticamente todos os dias. À partir daí, o menino chamado Ali começa a conviver com Mehmet e a aprender sobre o trabalho de coleta, além de vivenciar momentos de alegria que nunca teve em sua casa.

Este filme turco disponível na Netflix utiliza uma ferramenta narrativa em seu desfecho que não é original, mas que funciona muito bem dentro do longa. Primeiro porque o roteiro constrói com competência a convivência de Mehmet e Ali, e apesar de não explorar tanto a realidade nua e crua da população mais pobre da Turquia, a obra possui um interesse mais sentimental e pessoal com o desenvolvimento do relacionamento de quase pai e filho entre os personagens principais.

A direção de Can Ulkay é intimista e o diretor cria cenas visualmente belíssimas, com cores vivas e uma fotografia que utiliza bastante o azul, amarelo e o verde. Apesar de não dividir o mesmo gênero, me lembrou bastante os filmes de “John Wick”. Obviamente que a realidade turca, principalmente da população pobre e desfavorecida, não possui um aspecto tão belo, e por vezes, mágico da fotografia e da câmera de Ulkay. Mas tal escolha se justifica pela intenção de criar algo mais lúdico, e emotivo, por causa das revelações no desfecho do enredo.

No saldo geral, “Filhos de Istambul” é um filme apaixonante, que conquista facilmente o expectador e nos coloca numa jornada emocionante de um homem tentando fazer as pazes com o seu passado traumático, e que encontra na figura de Ali um refúgio inesperado. Tudo isso encarnado por uma atuação excelente de Çagatay Ulusoy. Além, repito, de ser um filme belissimamente filmado. Recomendado!

Kagittan Hayatlar/TURQUIA – 2021

Dirigido por: Can Ulkay

Com: Çagatay Ulusoy, Emir Ali Dogrul, Ersin Arici…

Sinopse: Mehmet é o líder dos coletores de papelão de um bairro de Istambul. Ele vive cercado por crianças órfãs ou abandonadas pelos pais, dentro de cortiços. Um dia, descobre em meio ao lixo um garotinho de 8 anos de idade, Ali, que foge do padrasto abusivo.