Cinema

Crítica: GET DUKED! | Amazon Prime

Esquecível? Sim. Estranhamente divertido? Sem dúvida.

Get Duked! - Amazon Prime

O nome “Get Duked” é uma brincadeira que só quem assistir ao filme vai entender. Um jogo de palavras que tem a ver com certo personagem na história – aliás, uma referência divertida com o marido da Rainha da Inglaterra, o duque de Edimburgo. E até com a própria rainha, apesar de nunca – claro! – falarem explicitamente e o termo usado ser “Duchess” (Duquesa no português). Mas dá pra entender.

Na trama, três adolescentes problemáticos e infratores são designados para realizar a caminhada que integra a premiação Duke of Edinburgh Awards, uma competição idealizada pelo Duque de Edinburgh – marida da Rainha – onde um grupo de pessoas precisa passar por este percurso entre as montanhas da Escócia sem usar nenhum tipo de tecnologia. Tudo fica complicado quando eles começam a ser caçados por um casal aristocrata que quer matá-los por puro esporte.

“Get Duked!” é uma comédia britânica, e o humor inglês é muito diferente do norte-americano. Até mesmo os momentos escrachados e cheios de obscenidades são carregados de uma frieza, e eloquência, notória. Eu gosto, e por isso achei o filme um típico besteirol bretão com sadismo sob medida e violência impremeditada que nos pega de surpresa.

Não é um filme original, ou surpreendente, ou marcante e muito menos memorável. É uma completa besteira com momentos inspirados, e uma visão cínica da juventude. Por isso já vale. Disponível na Amazon Prime Video.

Get Duked!/REINO UNIDO – 2020

Dirigido por: Ninian Doff

Com: Eddie Izzard, Samuel Bottomley, Viraj Juneja, Lewis Gribben…

Sinopse: Quatro estudantes acostumados com a vida da cidade embarcam em uma tradicional viagem para acampar no meio das florestas escocesas, levando-os a serem perseguidos por um casal mascarado.