Crítica: Rogue
Filme estrelado pela péssima Megan Fox até possui intenções boas, mas boas intenções não bastam para se ter um bom filme
Um esquadrão de soldados liderados por Samantha O’Hara (Megan Fox) se preparam para invadir uma base escondida na África para resgatar a filha de um governador que foi sequestrada. Mas o resgate da errado e o grupo precisa sobreviver na selva não apenas fugindo dos sequestradores sangrentos, como enfrentar leões famintos e violentos que eram mantidos em cativeiro para venda ilegal da pele, ossos, etc.
Dirigido por M. J Bassett (mais conhecida por ‘Silent Hill: Revelação’ e ‘Solomon Kane – O Caçador de Demônios’), “Rogue” possui intenções boas tanto em sua história quanto em buscar criar uma narrativa de ação e suspense no meio da savana africana. Mas boas intenções, apenas, não fazem um bom filme.
Como história, a ideia de explorar a morte ilegal de leões para a venda, também ilegal, da pele e dos ossos, é válida. É algo frequente nos países africanos e que afeta não apenas os leões, mas também tigres, elefantes e outros animais. Mas o roteiro assinado por M. J. Bassett e Isabel Bassett se preocupa muito em desenvolver uma história de perseguição com o grupo de soldados sendo perseguidos pelos sequestradores e contrabandistas. Ok. Nenhum problema até aí. Mas tanto o objetivo da missão inicial quanto as causas e consequências dos atos de cada personagem são trabalhados pobremente pelo roteiro. Não há construção narrativa que faça a gente se importar com a filha do governador, por exemplo, pois também até este governador nem é mostrado no longa.
Mas até como suspense ou ação o filme é horrivelmente filmado. A edição, por vezes, é confusa e exagerada nos cortes, e pouco se entende a cena por completa. Megan Fox continua a ser apenas um rostinho bonito que deu sorte em Hollywood, pois como atriz é péssima. E os efeitos visuais são do mesmo modo horríveis, mas isso até seria menos incômodo caso a história fosse boa.
Enfim, “Rogue” entra naquela categoria de filmes C que antigamente seriam lançados diretamente para VHS ou DVD nas locadoras apenas para fazer volume nas prateleiras.
O filme está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo.
Rogue/ÁFRICA DO SUL, REINO UNIDO – 2020
Dirigido por: M. J. Basset
Com: Megan Fox, Philip Winchester, Greg Kriek…
Sinopse: Um esquadrão de soldados liderados por O’Hara (Megan Fox) estão sob a missão de resgatar a filha de um governador de seus captores em um lugar remoto da Africa. Mas quando as coisas dão errados, eles não tem que sobreviver não apenas ao encontro sangrento com uma gangue de rebeldes, mas também a uma horda de leões famintos.