Crítica: Tio Frank | Amazon Prime
Estrelado por Paul Bettany, filme já está disponível no Amazon Prime Video
O ano é 1973. Beth deixa sua cidade natal e família conservadora para estudar na Universidade de New York. Lá, ela tem um tio chamado Frank (Paul Bettany), que é um renomado professor de literatura. Certo dia, ela descobre que seu tio é gay e há dez anos mora com o companheiro Wally – mas nunca contou nada para a família. Quando Frank recebe a notícia do falecimento do pai, ele retorna para a cidadezinha onde cresceu para participar do enterro. O reencontro revive traumas do passado e Frank terá que enfrentar a difícil tarefa de revelar – ou não – para sua mãe e irmãos quem ele realmente é.
“Tio Frank” é um drama sobre aceitação. O medo dela e a necessidade dela para a resolução de sentimentos comprimidos e mal resolvidos ao longo da vida. Com sutileza, o diretor Alan Ball (que estreia aqui em seu primeiro longa-metragem) cria inicialmente um road movie e depois um drama familiar interiorano com uma história comum à centenas de pessoas. O conservadorismo, incitado pela religião, leva muitos a tratar quem age, ou pensa diferente, com desdém e preconceito. Podemos não concordar com o comportamento de alguém, mas nunca isso deve sobrepor o respeito, e amor, para com a pessoa.
O filme equilibradamente apresenta estas questões, intercala o passado de Frank com o presente e desenvolve os conflitos, e angústias, que levaram o personagem a ter problemas com alcoolismo. Paul Bettany é a força do longa. Sua atuação é recheada de detalhes e pequenos gestos que tornam Frank um sujeito carismático, sim, mas com olhar distante, pesado, que nitidamente está carregando pesos de relações conturbadas – principalmente com o pai.
Disponível no Amazon Prime Video, “Tio Frank” é um tocante e profundo drama que ressalta o valor e importância de nunca abandonar quem se ama, independente de sua escolha sexual ou religiosa. Amor vai além de rótulos, rótulos estes que tem levado a humanidade a se distanciar das verdadeiras lições ensinadas por Jesus Cristo. Infelizmente.
Uncle Frank/EUA – 2020
Dirigido por: Alan Ball
Com: Paul Bettany, Sophia Lillis, Peter MacDissi…
Sinopse: Em Tio Frank, em 1973, a adolescente Beth Bledsoe (Sophia Lillis) deixa sua cidade natal na zona rural do sul dos Estados Unidos para estudar na Universidade de Nova York, onde seu amado tio Frank (Paul Bettany) é um reverenciado professor de literatura. Ela logo descobre que Frank é gay e mora com seu parceiro de longa data, escondendo o fato por anos. Após a morte repentina do pai, Frank é forçado a voltar para casa de sua infância, com relutância, para o funeral, e finalmente enfrentar um trauma do qual ele passou toda a sua vida adulta fugindo.