Curta goiano apresentado na Mostra de Tiradentes terá primeira exibição na capital neste domingo (17)
O curta-metragem goiano Guará será exibido pela primeira vez na capital neste domingo (17) no…
O curta-metragem goiano Guará será exibido pela primeira vez na capital neste domingo (17) no Cine Cultura, que fica na Praça Cívica, centro da cidade. O filme, com direção de Luciano Evangelista e Fabrício Cordeiro, teve sua estreia na Mostra de Tiradentes, em Minas Gerais. O festival é tido como uma vitrine do cinema independente brasileiro.
O filme traz um lobisomem-guará que aterroriza as ruas da capital, em uma matança desenfreada. Mas, ao mesmo tempo, tem uma atmosfera de diversão e descontração que leva o público a risadas.
A exibição, em praça pública na Mostra de Tiradentes, tirou lágrimas de crianças que se espantaram com o monstro e risadas dos adultos, que se divertiram, apesar do sangue na tela.
“Exibir o filme em Goiânia é importante porque foi filmado aqui e tem o intuito de explorar o centro da cidade de uma maneira um tanto fantasiosa”, sublinhou Fabrício Cordeiro ao Mais Goiás.
Luciano Evangelista completou: “A cidade tem uma presença importante no filme, não só é o espaço onde as coisas acontecem como também há o interesse de jogar com alguns elementos da história de Goiânia”. Ele se referiu ao enfoque que o curta dá à estátua do Bandeirantes, situada no cruzamento de duas das principais avenidas da capital.
Segundo os diretores, há também o fato de que a maioria da equipe de Guará morar em Goiânia. “Portanto, existe essa ligação afetiva também”, explicou Evangelista. A expectativa da exibição, para Fabrício, é de que as pessoas se identifiquem com as imagens mostradas na tela, já que fazem parte do dia a dia dos goianienses.
Luciano, entretanto, vai além. “É muito diferente [exibir do filme em Goiânia], não só pela origem das pessoas, mas também pelo contexto de exibir em um domingo no Cine Cultura; bem mais ‘de boa’ do que durante um festival de cinema de abrangência nacional”, disse.
ASSISTA ao trailer de Guará:
Outras produções ao lado de Guará no Cine Cultura
O filme será exibido em uma sessão conjunta, com outros dois curta-metragens goianos. O homem que não morava lá, dirigido por Flávia Ferreira e Isa Vitório, conta a história de Carmem, que vive num apartamento no centro de Goiânia e tenta se esconder do caos da cidade. Por mais que ela queira evitar, sair de casa parece ser a única chance de encontrar a si mesma.
Sirumi, de Thiago Camargo, por sua vez, traz a Síndrome do Ruído Misterioso em um futuro distópico.
Serviço
Curta-metragem goiano Guará, no Cine Cultura
Data: Domingo (17/03)
Horário: 15 horas
Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marieta Telles Machado, Praça Cívica, Goiânia.
Entrada Gratuita