Espaço Sonhus recebe Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação com filmes gratuitos
A programação começa nesta terça-feira e vai até domingo, com presença dos diretores de O Menino e O Mundo
Nesta terça-feira (13) tem início o Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação, com mostras competitivas e não-competitivas, palestras, oficinas e debates até domingo (18). Todas as atividades são gratuitas e estão disponíveis no Espaço Sonhus.
A abertura será realizada com o 4º Cinema na Calçada, às 20h, com Tuk Pub da Cerveja Colombina, feirinha do Casulo Moda Coletiva, banca de livros e colecionáveis da Hocus Pocus e feira gastronômica, em frente ao Colégio Lyceu de Goiânia.
A mostra é dividida entre a nacional, com curadoria do diretor, roteirista, animador e diretor de criação Ricardo de Podestá, e a internacional, com curadoria da montadora, roteirista, diretora e sócia da produtora Panaceia Filmes Ludielma Laurentino. Foram inscritos mais de 350 filmes de países como Alemanha, Grécia, Suíça, Polônia, México, Colômbia e França.
A não-competitiva também engloba a Sesta Cultural, apenas para os alunos do Colégio Lyceu, e a Mostra Especial: História da Animação em Goiás, para homenagear realizadores goianos assim como o debate “O Mercado de Animação em Goiás” no sábado (17).
No domingo, haverá uma discussão com os diretores Alê Abreu e Priscilla Kellen de O Menino e o Mundo, primeira animação brasileira indicada ao Oscar. Eles conversarão com o público, estudando o processo de criação e produção do longa. O filme foi exibido comercialmente em mais de 100 países, recebeu 51 prêmios, incluindo o de melhor filme e prêmio de público em Annecy, melhor filme em Zagreb e o Annie de Melhor filme independente.
A palestra “Processos de Realização de um Filme de Animação” será ministrada por Rosana Urbes, animadora, ilustradora e storyboard artist com mais de 20 anos de carreira e a primeira mulher a ganhar um Anima Mundi, na quinta-feira (15). Este dia será também da oficina “Storyboard”, com Emerson Rodrigues.
O festival, que está em sua primeira edição, está sendo realizado com o Fundo de Arte e Cultura. O Espaço Sonhus fica localizado dentro do Colégio Lyceu de Goiânia, na Rua 21, número 10, no Setor Central.