Martin Scorsese escreve artigo e lamenta a importância do cinema atual para nossa cultura
Para o diretor: "Conteúdo” tornou-se um termo comercial para todas as imagens em movimento: um filme de David Lean, um vídeo de gato, um comercial do Super Bowl, uma sequência de super-herói, um episódio de série."
Publicado na revista Harper nesta terça-feira, 16, o diretor Martin Scorsese escreveu um artigo defendendo que cinema não é um termo abrangente, de acordo com sua opinião, e aproveitou para declarar sua admiração ao diretor e roteirista italiano, Federico Fellini. Além de criticar negativamente a importância que o cinema tem para nossa cultura.
Em 2019. Scorsese causou rebuliço ao dizer que os filmes de super-heróis da Marvel não eram cinema. No recente artigo, ele não cita nomes, mas mantém sua posição com relação a maneira como a indústria se transformou e grandes corporações tomaram conta e que tudo é considerado como cinema.
Leia abaixo:
Avance até os dias de hoje, à medida que a arte do cinema está sendo sistematicamente desvalorizada, marginalizada, rebaixada e reduzida ao seu menor denominador comum: “conteúdo”.
Há apenas quinze anos, o termo “conteúdo” era ouvido apenas quando as pessoas discutiam o cinema em um nível sério, e era contrastado e medido em relação à “forma”. Depois, gradualmente, foi sendo usado cada vez mais pelas pessoas que assumiram o controle de empresas de mídia, a maioria das quais nada sabiam sobre a história da forma de arte, ou mesmo se importavam o suficiente para pensar que deveriam.
“Conteúdo” tornou-se um termo comercial para todas as imagens em movimento: um filme de David Lean, um vídeo de gato, um comercial do Super Bowl, uma sequência de super-herói, um episódio de série. Estava ligado, é claro, não à experiência teatral, mas à exibição em casa, nas plataformas de streaming que vieram para superar a experiência do cinema, assim como a Amazon superou as lojas físicas.
Por um lado, isso tem sido bom para os cineastas, inclusive para mim. Por outro lado, criou uma situação em que tudo é apresentado ao espectador em igualdade de condições, o que parece democrático, mas não é. Se a visualização posterior é “sugerida” por algoritmos baseados no que você já viu, e as sugestões são baseadas apenas no assunto ou gênero, então o que isso faz com a arte do cinema?
A curadoria não é antidemocrática ou “elitista”, um termo que agora é usado com tanta frequência que se tornou sem sentido. É um ato de generosidade – você está compartilhando o que ama e o que o inspirou. (As melhores plataformas de streaming, como o Criterion Channel e MUBI e canais tradicionais, como TCM, são baseadas na curadoria – eles são realmente curados.) Algoritmos, por definição, são baseados em cálculos que tratam o expectador como um consumidor e nada além.
As escolhas feitas por distribuidores como Amos Vogel, da Grove Press, nos anos 60, não foram apenas atos de generosidade, mas, muitas vezes, de bravura. Dan Talbot, que era expositor e programador, começou a New Yorker Films para distribuir um filme que ele amava, “Antes da Revolução” de Bertolucci – não exatamente uma aposta segura. As fotos que chegaram a essas margens graças ao esforço desses e de outros distribuidores e curadores e expositores fizeram um momento extraordinário. As circunstâncias daquele momento se foram para sempre, desde a primazia da experiência teatral à excitação compartilhada sobre as possibilidades do cinema. É por isso que volto a esses anos com tanta frequência. Eu me sinto sortudo por ter sido jovem, vivo e aberto a tudo isso enquanto estava acontecendo. O cinema sempre foi muito mais do que conteúdo, e sempre será, e os anos em que esses filmes saíam pelo mundo todo, conversando e redefinindo a forma de arte semanalmente, são a prova disso.
Em essência, esses artistas estavam constantemente lutando com a pergunta “O que é cinema?” e depois jogá-lo de volta para o próximo filme responder. Ninguém estava operando no vácuo e todos pareciam estar respondendo e se alimentando de todos os outros. Godard e Bertolucci e Antonioni e Bergman e Imamura e Ray e Cassavetes e Kubrick e Varda e Warhol estavam reinventando o cinema com cada novo movimento de câmera e cada novo corte, e cineastas mais consagrados, como Welles e Bresson e Huston e Visconti foram reenergizados pelo cirurgião na criatividade ao seu redor.
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Tudo mudou – o cinema e a importância que ele tem em nossa cultura. Claro, não é surpreendente que artistas como Godard, Bergman, Kubrick e Fellini, que uma vez reinaram sobre nossa grande forma de arte como deuses, acabassem recuando nas sombras com o passar do tempo. Mas, neste ponto, não podemos considerar nada garantido. Não podemos depender da indústria do cinema, tal como ela é, para cuidar do cinema.
Na indústria do cinema, que agora é a indústria do entretenimento visual de massa, a ênfase está sempre na palavra “negócio” e o valor é sempre determinado pela quantidade de dinheiro a ser ganho com qualquer propriedade – nesse sentido, tudo da Sunrise para La Strada para 2001 agora está praticamente seco e pronto para a raia de natação “Art Film” em uma plataforma de streaming.
Aqueles de nós que conhecem o cinema e sua história, temos que compartilhar nosso amor e nosso conhecimento com o maior número de pessoas possível. E temos que deixar bem claro para os atuais proprietários legais desses filmes que eles representam muito, muito mais do que uma mera propriedade a ser explorada e então trancada. Eles estão entre os maiores tesouros de nossa cultura e devem ser tratados de acordo.
Leia o texto completo do diretor (no original) clicando AQUI.