Cinema

Oscar | Viola Davis é a atriz negra mais indicada na história da Academia

Atriz recebeu sua quarta indicação na carreira por sua atuação no filme "A Voz Suprema do Blues", da Netflix

(Foto: Reprodução/Oscars)

Viola Davis abriu novos caminhos para atrizes negras no Oscar.

A atriz de 55 anos recebeu sua quarta indicação ao prêmio, desta vez por seu trabalho como a cantora Ma Rainey em “A Voz Suprema do Blues”. Com as indicações anunciadas nesta segunda-feira, Davis quebrou o recorde de maior número de nomeações para uma atriz negra na história de Hollywood – e se tornou a única mulher negra com duas indicações de Melhor Atriz.

A conquista de Davis na categoria de Melhor Atriz – após ser indicada por “Dúvida”, “Histórias Cruzadas” e ter ganhado como Coadjuvante por “Um Limite Entre Nós” – quebra um empate que ela compartilhava anteriormente com sua amiga de longa data Octavia Spencer, que tem três indicações (“Estrelas Além do Tempo”, “A Forma da Água” e uma vitória por “Histórias Cruzadas”).

“Para mim, é um reflexo da falta de oportunidades e de acesso às oportunidades que as pessoas de cor tem tido neste negócio”, disse Viola Davis à Variety sobre o marco em uma entrevista recente. “Se eu, voltando ao Oscar quatro vezes em 2021, me tornasse a atriz negra mais indicada da história, isso é uma prova da absoluta falta de material que existe para artistas de cor.”