Universo Compartilhado DC | Do pior ao melhor filme
Muitos dizem que o Universo Compartilhado DC não deu certo por não seguir um cronograma…
Muitos dizem que o Universo Compartilhado DC não deu certo por não seguir um cronograma como o da Marvel (que construiu com calma os filmes de cada herói, para depois lançar “Vingadores”), mas o que começou em 2013 com “Homem de Aço” chega em 2021 com 10 filmes dentro deste mundo compartilhado – apesar de todos os problemas de produção e estrutura causados pela própria Warner, inclusive com um filme que tem duas versões.
Muito bem, vamos então falar de DC com este ranking dos filmes no quadro “Do Pior ao Melhor”.
Observação: A lista é uma opinião pessoal do autor deste post.
10. ESQUADRÃO SUICIDA (2016)
Se tem ou não o corte do diretor não sabemos. Se um dia vamos assistir a este corte, ou não, também não sabemos. O que temos é este filme detestável, mal dirigido, mal editado e executado do Esquadrão Suicida. Além de um péssimo roteiro com escolhas ridículas que almejam transformar este grupo de vilões em super-heróis. Você não se importa com os personagens, o final com a Magia é péssimo e Jared Leto de Coringa, neste filme, é detestável com uma caracterização menino chorão de um vilão que, em tese, teria que ser ameaçador.
09. SHAZAM! (2019)
Esta aí um super-herói com potencial foda para um filme épico, grandioso e com ótima mitologia, mas cujo resultado é uma obra com cara de Sessão de Tarde, boba, infantil e cheio de piadinhas forçadas e sem graça com um super-herói completamente idiota em cena. Um dos filmes mais insuportáveis deste Universo Compartilhado DC.
08. MULHER-MARAVILHA 1984
Se o primeiro “Mulher-Maravilha” tinha equilíbrio e um tom matinê bem condizente com a história do filme, esta continuação comete o mesmo pecado da maioria das continuações: excesso. O filme excede em cor, piadas e narrativas e resulta em uma continuação sem graça, desinteressante, nada empolgante e cansativa. Com algumas cenas vergonhosas de efeitos especiais e péssimas cenas de ação – principalmente aquela luta risível com a Mulher Leopardo no final -, “Mulher-Maravilha 1984” é uma decepção. Infelizmente.
07. LIGA DA JUSTIÇA – Versão de Joss Whedon (2017)
Eis aqui a versão modificada e triturada de “Liga da Justiça” finalizada por Joss Whedon para a Warner Bros. Um filme totalmente equivocado que só piora após uma revisita. Após assistir ao Snyder Cut, percebemos como Zack Snyder foi prejudicado e injustiçado. Whedon refilmou quase um terço do longa e descartou material pra caramba – material este que muitas vezes tinha importância fundamental para dar contexto às cenas. Enfim, é uma obra para ser esquecida.
06. BATMAN VS. SUPERMAN – A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)
Eu sei que “Batman Vs. Superman” tem muitos fãs, principalmente dos defensores cegos de Snyder. Particularmente, considero o pior filme da DC dirigido por Zack Snyder. Há cenas visualmente bacanas, claro, mas no geral, é um filme cheio de escolhas de personagens equivocadas e decisões de roteiro risíveis. Além de ter o pior Lex Luthor já criado na história do personagem. E não vou nem entrar em detalhes sobre Martha, porque… Enfim.
05. ARLEQUINA EM AVES DE RAPINA (2020)
Sei que muita gente falou mal de “Aves de Rapina” quando foi lançado alegando ser um filme cheio de lacração e pouco empolgante. Sim, falta mais ação e aventura ao longa, mas, particularmente, gostei do resultado final – apesar de achar que Arlequina é muito melhor como vilã e não uma anti-herói. O longa tem um estilo bem inspirado em “Deadpool” e se apoia no carisma imenso de Margot Robbie para levar a história adiante.
04. MULHER-MARAVILHA (2017)
Após décadas de existência, só em 2017 tivemos o primeiro filme solo da Mulher-Maravilha. Dirigido por Patty Jenkins, o longa é uma obra respeitável, envolvente e empolgante da personagem. A cena nas trincheiras é um desses momentos memoráveis do cinema. E Gal Gadot pode não ser uma puta atriz, mas é uma pessoa cheia de carisma e beleza que faz de Diana/Mulher-Maravilha alguém fácil de se identificar.
03. AQUAMAN (2018)
Eu fiquei apaixonado por “Aquaman”, principalmente por ser um filme que sabe brincar consigo mesmo sem se diminuir, possui cenas de ação excelentes e um tom galhofa que colabora com o longa. Jason Momoa pode não ser um ator versátil, mas seu carisma e estilo machão irreverente combina com esta versão do herói e faz do Aquaman um sujeito realmente respeitável, e não aquele carinha sem graça loiro de olhos azuis com colã laranja.
02. LIGA DA JUSTIÇA DE ZACK SNYDER (2021)
Após o falecimento de sua filha e muita pressão da Warner para mudar totalmente o filme, o diretor Zack Snyder abandona o projeto e quem assume é Joss Whedon, que dirigiu “Vingadores”, para reescrever e finalizar o longa. O resultado foi algo vergonhoso. Mas os fãs cobraram na internet, insistiram no chamado Snyder Cut, e a Warner cedeu à pressão e permitiu que Snyder finalizasse a sua visão para “Liga da Justiça”. Com quatro horas de duração, o longa estreou no HBO Max e me surpreendeu com uma história que faz muito mais sentido, tem muito mais profundidade e emoção do que a versão pálida lançada nos cinemas. Além das ótimas cenas de ação e ritmo que fizeram as quatro horas passarem voando. Me surpreendi e digo: é um dos melhores filmes deste Universo Compartilhado DC.
01. HOMEM DE AÇO (2013)
Mas em primeiro lugar continua sendo “Homem de Aço” o meu filme favorito deste Universo Compartilhado DC. O longa que começou tudo, dirigido por Zack Snyder e estrelado por Henry Cavill, é a primeira vez que vejo o Superman em ação do jeito que eu sempre imaginei assistir no cinema, com cenas de ação grandiosas, muita destruição, explosão e pancadaria. Além de uma história dramática tocante envolvendo as responsabilidades do personagem com seus poderes, e para com as pessoas que ama. Snyder cria algo grandioso, memorável e visualmente belíssimo.