saúde

Com doença incurável, ex-lutador Maguila relata rotina em clínica: “Maguilão está vivo”

"É só comer, dormir e não fazer nada", diz ele; assista ao vídeo

(Foto: Reprodução Instagram)

O ex-lutador Maguila, que desde 2017 está internado em uma clínica de tratamento para dependência química em Itu, no interior de São Paulo, reapareceu nas redes sociais na última segunda-feira (18). Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, o ex-boxeador relata sua rotina por lá. Aos 64 anos, Maguila trata os efeitos da encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença incurável, ocasionada pelos golpes sofridos na cabeça durante a carreira.

No vídeo, o famoso conversa com uma mulher, que pergunta como é o seu dia a dia na clínica CT Anjos.

“Maguilão está vivo aqui, está de pé… Sou bem tratado aqui. É só comer, dormir e não fazer nada. Eu vou na piscina, dou umas braçadas, aí volto para o quarto. Aqui, nosso divertimento é a piscina…”, diz ele no vídeo.

Maguila também diz que gosta de ouvir música para passar o tempo e até canta um trecho de um samba.

“Nosso campeão Maguila num bate-papo bem especial. Um abraço para todo povo brasileiro e um abraço para toda equipe”, diz a legenda do vídeo.

ETC

A encefalopatia traumática crônica (ETC), ou demência pugilística, é uma doença neurodegenerativa progressiva. Não há cura, apenas tratamento. A enfermidade é causada por repetidos golpes na cabeça e comum em lutadores.

Dentre as sequelas estão declínio cognitivo, mudanças no comportamento, dificuldades motoras e distúrbios de memória. Alguns pacientes também estão propensos a alterações de humor e irritabilidade.