Como Beyoncé e Taylor Swift lutam contra rivalidade feminina na música
New York Times destrincha lançamentos e postura das artistas, citando também Billie Eilish, Lana Del Rey e Miley Cyrus
Via The New York Times – Em fevereiro, Taylor Swift subiu ao palco do Grammy para receber o prêmio de melhor álbum vocal pop. Depois de agradecer devidamente à premiação e aos fãs, ela foi direto ao assunto: “Meu novo álbum será lançado em 19 de abril”, disse ela, em um anúncio surpresa que revelou o “The Tortured Poets Department”.
Foi um aviso para seus seguidores fiéis, bem como para qualquer outra pessoa do ramo que tenha um lançamento no mesmo período: Se você quiser que seu novo álbum estreie em primeiro lugar, não o lance em 19 de abril. Ou 26 de abril. Ou em 3 de maio, por exemplo.
Uma semana depois, após um teaser durante um comercial do Super Bowl, Beyoncé também divulgou notícias sobre um novo álbum: “Cowboy Carter” chegaria antes de “Poets”, com espaço para respirar, em 29 de março. Outra potência do pop na plateia do Grammy fez seu próprio anúncio no início de abril: Billie Eilish apresentará seu terceiro álbum, “Hit Me Hard and Soft”, um mês após o lançamento de Swift, em 17 de maio.
Beyoncé e Swift, as estrelas pop mais proeminentes do século 21, sempre foram consideradas concorrentes, se não rivais, uma história parcialmente enraizada na misoginia e amplificada por exércitos de fãs em duelo, repletos de fãs, ou superfãs.
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Por sua vez, as duas artistas têm dissipado regularmente essa ideia ao longo dos anos. Eles foram ligados pela primeira vez, sem culpa própria, no MTV Video Music Awards de 2009, quando Kanye West interrompeu um discurso de Swift para defender Beyoncé e dizer que ela deveria ter ganhado o prêmio. Mais tarde, Beyoncé levou Swift ao palco para finalizar seu discurso.
Em 2021, Swift compartilhou no Instagram que Beyoncé havia lhe enviado flores de felicitações depois que Swift ganhou o Grammy de álbum do ano por “Folklore“, chamando Beyoncé de “a rainha da graça e da grandeza”.
E, no ano passado, após suas turnês de sucesso em estádios, elas compareceram a estreia do filme uma da outra, uma repreensão incisiva aos fanáticos dos painéis de mensagens que queriam semear a discórdia.
“Claramente, é muito lucrativo para a mídia e para a cultura dos fãs colocar duas mulheres uma contra a outra, mesmo quando as duas artistas em questão se recusam a participar dessa discussão”, disse Swift à revista Time. Representantes de Swift e Beyoncé não quiseram comentar.
Na verdade, quando se trata de lançamentos de álbuns, seja por intenção ou por acaso, as duas superestrelas geralmente evitam uma à outra.
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A única outra vez que lançaram LPs no mesmo período foi em novembro de 2008, quando “I Am … Sasha Fierce“, de Beyoncé, suplantou “Fearless“, de Swift, na 1ª posição.
Com exceção do LP de estreia de Swift, de 2006, todos os álbuns de estúdio de Beyoncé e Swift entraram na Billboard 200 em 1º lugar.
Na era do streaming, em que as músicas substituíram os álbuns como a principal moeda de troca, e as colocações nas paradas são baseadas em uma fórmula opaca que mistura streams com vendas, um álbum número um nas paradas não tem a mesma ressonância cultural ou histórica de outrora.
Ainda assim, disse Jonathan Daniel, da Crush Management, que supervisiona as carreiras de Miley Cyrus, Green Day e Lorde, ele continua sendo “um ótimo ponto de discussão”, talvez acima de tudo para os superfãs online que se orgulham de levar seus heróis ao topo.
“O Twitter dos fãs de música pop é feroz”, disse Daniel. Os partidários tratam as paradas do Spotify e da Billboard como um jogo de soma zero. “É a versão deles do esporte.”
Embora os principais artistas e suas equipes tendam a evitar a sobreposição de lançamentos de álbuns para garantir o primeiro lugar e os direitos de se gabar que o acompanham, nem sempre foi assim.
“Na época em que a única maneira de consumir música era ir à loja de discos local ou a um grande varejista, as gravadoras às vezes programavam um lançamento para que ele saísse no mesmo dia que um lançamento semelhante, porém maior”, disse Keith Caulfield, diretor administrativo de gráficos e operações de dados da Billboard.
Dessa forma, alguém que fosse à Best Buy para comprar, digamos, “a trilha sonora de ‘O Guarda-Costas’ poderia também ver o novo CD de Anita Baker e dizer: ‘Vou comprar esse também'”, disse ele.
Antes da mídia social, onde os artistas podem publicar atualizações de álbuns para seus seguidores com uma frequência implacável, os fãs casuais talvez nem soubessem da existência de um novo disco, a menos que o vissem na rua.
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Um dos exemplos mais conhecidos de lançamentos convergentes de superestrelas ocorreu em setembro de 2007, quando os rappers Kanye West e 50 Cent fizeram um acordo para lançar seus novos álbuns na mesma data. “Fizemos o marketing como se fosse uma luta de boxe de pesos pesados”, disse Dennis Dennehy, que liderou a publicidade da gravadora de 50 Cent, a Interscope.
West e 50 Cent apareceram juntos na capa da Rolling Stone para divulgar o evento e atrair as pessoas para as lojas de discos. “Foi como uma campanha para conseguir votos”, disse Dennehy.
A recompensa foi o aumento das vendas de ambos os títulos na primeira semana e um grito de alerta para a influência comercial do hip-hop. O risco, como 50 Cent descobriu, era terminar em um distante segundo lugar. Kelefa Sanneh, escrevendo para o The Times, chamou isso de “um ponto baixo” na carreira de 50 Cent.
Quase duas décadas depois, estúdios de cinema concorrentes pegaram emprestada uma página desse manual e planejaram o evento cinematográfico conhecido como “Barbenheimer” no verão passado. Tanto “Barbie” quanto “Oppenheimer” estrearam em 21 de julho, e os espectadores foram em massa aos cinemas, alguns assistindo aos dois filmes na mesma tarde. “Barbie” arrecadou US$ 162 milhões naquele fim de semana, “Oppenheimer” US$ 82,4 milhões.
“Normalmente, as datas de lançamento de filmes são um grande jogo”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia do rastreador de bilheteria Comscore. “Por exemplo, quem vai piscar primeiro e adiar a data.”
Nesse caso, os estúdios se enfrentaram propositalmente no calor da temporada de filmes de verão. O resultado? “Tornou-se um fenômeno absoluto”, disse Dergarabedian. “Ambos os filmes foram vencedores.”
Para artistas como Swift e Beyoncé, determinar a data de lançamento de um álbum é tanto arte quanto ciência, um cálculo baseado em fatores tão díspares quanto os cronogramas de turnês propostos, a disponibilidade de fábricas de prensagem de vinil e o momento ideal para a consideração do Grammy. E, às vezes, até mesmo os melhores planos podem dar errado.
Daniel contou que, no ano passado, “Endless Summer Vacation“, de Cyrus, e “Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd“, de Lana Del Rey, foram originalmente programados para serem lançados na mesma data, mas o álbum de Del Rey acabou sendo adiado em duas semanas. “E então o ‘One Thing at a Time’, de Morgan Wallen, foi lançado na semana anterior”, disse ele, “e nos tirou do sério”.
*Da Folha de São Paulo