Confira o histórico do estado de saúde de Maurílio desde a sua internação
O cantor sertanejo foi internado no Hospital Jardim América, em Goiânia no dia 15 de dezembro em estado grave
O cantor sertanejo Maurílio, que fazia dupla com Luiza, passou mal no dia 15 de dezembro, durante a gravação de um DVD. Ele foi internado no Hospital Jardim América, em Goiânia, em estado grave. Na ocasião, ele foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar após sofrer três paradas cardíacas.
No dia 17, ainda na UTI, ele começou uma terapia de hemodiálise para tratar de uma lesão renal, provavelmente um problema secundário ao tromboembolismo pulmonar. Na ocasião, a esposa do cantor, Luana Ramos, Publicou vídeos nas redes sociais afirmando que o quadro dele, apesar de grave, estava melhorando. “Ele está respondendo às medicações e reagindo”, disse ela.
Em entrevista coletiva, Luana contou também que o Maurílio sofreu um acidente de moto onde teve muitas fraturas e passou a se queixar de dor na perna. Em 2019, apresentou o primeiro episódio de trombose no membro direito.
A mulher aponta que o problema desencadeou devido ao fato dele ficar muito tempo parado dentro do ônibus durante os trajetos dos shows. Após passar por exames, o trombo foi identificado e ele passou pelo tratamento necessário, inclusive com utilização de medicamento.
Melhora no estado de saúde
No dia 18 de dezembro, os médicos retiraram a sedação de Maurílio para uma avaliação das condições neurológicas. O boletim médico do dia afirmava que ele respirava com ajuda de aparelhos e que já apresenta resposta favorável das funções renais e melhora dos sinais vitais.
No dia 19 de dezembro, a esposa do cantor visitou o marido na UTI na manhã e disse que o sertanejo reagiu e chorou após uma conversa que ela teve ao pé do ouvido. “Eu falei que hoje era um dia de vitória, né? Fui fazer a visita de hoje e comecei a conversar com ele, igual a gente faz todo dia. E, ele começou a chorar. Chorou, o batimento cardíaco dele aumentou”, disse Luana Ramos.
“E ele começou a ter espasmos musculares, começou a tossir, até me assustei um pouco. O pessoal da UTI falou que isso era muito bom, que era sinal de que ele estava me escutando”, explicou a esposa do cantor.
No dia 20 de dezembro, Maurílio foi transferido do Hospital Jardim América para o Instituto Ortopédico de Goiânia. Na ocasião, foi comunicado que o artista apresentou condições estáveis para a transferência, que estava prevista desde o início.
Infecção pulmonar e piora na saúde
A saúde dele continuou melhorando até a última segunda-feira (27), quando teve que trocar antibióticos após apresentar um broncoespasmo. O boletim do dia ressaltou que Maurílio seguia intubado sob ventilação mecânica, sedado e em uso de bloqueador neuromuscular. Ele também continuou com hemodiálise contínua.
Nesta terça-feira (28), ele teve uma piora em seu quadro clínico. A mesma deu-se devido a uma infecção no pulmão, o que ocasionou administração de mais antibióticos no tratamento. A informação foi confirmada pelo médico Wandervan Azevedo, que pontuou também que a traqueostomia que seria realizada no dia teve que ser reagendada, dada a piora na função do pulmão. Também foi comunicado que a equipe médica retomou a utilização de remédios para regular a pressão arterial do artista.
Morte
Maurílio morreu nesta quarta-feira (20), aos 28 anos. A morte foi confirmada ao Mais Goiás pela assessoria da dupla e ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento