Conheça o antes e depois dos personagens de ‘Pantanal
Em 1990, a novela “Pantanal”, exibida pela Rede Manchete, inovou a teledramaturgia brasileira. A partir…
Em 1990, a novela “Pantanal”, exibida pela Rede Manchete, inovou a teledramaturgia brasileira. A partir de amanhã, 32 anos depois, começa na TV Globo, no horário das 21h, um remake dessa história de amor. O GLOBO separou os principais personagens e fez uma lista com os atores da primeira versão e da atual para situar os espectadores.
Veja abaixo:
JUMA MARRUÁ
Filha de Maria Marruá e Gil, a selvagem e arredia Juma foi interpretada em 1990 por Cristiana Oliveira, alavancando sua carreira. Agora, a moça é vivida pela atriz Alanis Guillen. Diz a lenda que Juma é capaz de se transformar em onça, dom que teria herdado da mãe. Ao longo da novela, ela se apaixona por Jove.
JOVE
Jove foi interpretado em 1990 por Marcos Winter e, hoje, é Jesuíta Barbosa quem assume a responsabilidade. O personagem é filho de José Leôncio e Madeleine e, quando bebê, foi separado do pai depois de a mãe não se adaptar à vida no Pantanal e resolver voltar para o Rio de Janeiro. Vinte anos depois, o rapaz decide procurar o pai e acaba se apaixonando pela selvagem Juma Marruá.
JOSé LEÔNCIO
José Leôncio tem sua história dividida em duas fases. Na primeira, foi vivido por Paulo Gorgulho e, em 2022, é Renato Góes quem o interpreta. Na segunda fase da trama, Cláudio Marzo aparece como José Leôncio em 1990 e Marcos Palmeira assume seu lugar no remake.
Em uma viagem ao Rio de Janeiro, o peão de comitiva se apaixona e casa com Madeleine. Ao voltarem para o Pantanal, os dois tem um filho, Jove. Ao longo da história, Zé Leôncio descobre mais dois filhos, tem um relacionamento com Filó e não desiste de reencontrar seu desparecido pai, Joventino.
FILÓ
Filó aparece grávida de Tadeu na fazenda de José Leôncio, onde passa a viver e trabalhar como empregada. Após ser expulsa de casa pela mãe aos 12 anos, vai parar em uma currutela, onde conhece José Leôncio meses antes de procurar por ele na fazenda.
TADEU
Tadeu é filho de Filó e José Leôncio, a quem chama de padrinho. Mesmo depois a mãe revela seu segredo pede para que o menino não tenha um tratamento diferenciado. É peão e pronto. Em 1990, Marcos Palmeira era Tadeu. Agora, é José Loreto quem o interpreta.
MARIA MARRUÁ
Interpretada por Cássia Kiss e, agora, por Juliana Paes, Maria enterra seus três filhos e se torna uma mulher fria e distante. Ao chegar no Pantanal com o marido Gil, acaba engravidando de Juma. Depois de sofrer pela perda dos filhos, Maria acha que não aguenta sofrer mais e não quer um bebê. Com a intenção de abandoná-lo, faz o parto na beira do rio, mas Juma acaba voltando para a mãe que decide criá-la.
MADELEINE
Madeleine está presente nas duas fases da novela e, em 1990, foi interpretada por: Ingra Liberato e Ítala Nandi. No remake, as atrizes que dão vida a esposa de José Leôncio são Bruna Linzmeyer e Karine Teles.
A personagem se envolve com José Leôncio e engravida de Jove. Ao se mudar para o Pantanal com o marido não se adapta e volta para o Rio de Janeiro afastando pai e filho.
IRMA
Vivida pela então estreante Carolina Ferraz e, posteriomente, por Elaine Cristina, Irma, agora tem como atrizes Malu Rodrigues e Camila Morgado. A personagem é irmã mais velha de Madeleine e, diferente dela, cede às imposições da mãe.
GUTA
Guta é filha de Tenório e Maria Bruaca. Quando volta para o Pantanal, ajuda a mãe que sofre nas mãos do marido machista. A menina se envolve em um triângulo amoroso com Jove e chama a atenção do meio-irmão do rapaz, Tadeu. Na Rede Manchete, Luciene Adami fazia o papel, agora, é a vez de Júlia Dalavia.
TENÓRIO
Tenório vem do Paraná para o Pantanal com um passado que prefere esconder. Fazendeiro, marido de Maria Bruaca e pai de Guta, é frio e machista. Para a família, é um homem conservador e preconceituoso. Em 1990, o fazendeiro foi interpretado por Antônio Petrin. No remake, é Murilo Benício quem dá vida ao personagem.
MARIA BRUACA
Maria é esposa de Tenório, que a chama de Bruaca, e mãe de Guta. Ela se submete a tudo sem imaginar que o marido tem uma outra família em São Paulo. Ângela Leal foi a primeira a interpretar o papel e, agora é Isabel Teixeira quem vive a submissa Maria.
VELHO DO RIO
O personagem, antes feito por Cláudio Marzo, e, no remake por Osmar Prado, é o ponto de contato entre o mundo físico e espiritual. Funciona como um guardião do Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri.
TRINDADE
Almir Sater estreava na televisão como o violeiro Trindade que, agora, é seu filho, Gabriel Sater, quem interpreta. Trindade vai de fazenda em fazenda trabalhando sempre em troca de comida e abrigo, até o dia em que chega na fazenda de José Leôncio e fica por lá.