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Conheça o brasileiro que fez as ilustrações das aberturas de ‘The White Lotus’

Lezio Lopes é de Aracaju, mas mora na Austrália desde 2020

Nas plataformas de streaming, assistir à abertura de um programa virou opção. Mas, se a trilha for boa, e a vinheta contar uma bela história, por que não ignorar o botão “pular abertura”? Em “The White Lotus”, série sensação da HBO Max, cuja segunda temporada chegou ao fim no último dia 11, a abertura é componente importante desse sucesso. E a audiência — a julgar pelos comentários nas redes sociais — realmente fez questão de assistir.

O que nem todo mundo sabe é que as tão elogiadas estampas tropicais da vinheta da primeira temporada (que se passa durante as férias de problemáticos hóspedes num resort no Havaí) e os afrescos da segunda (agora num hotel da Sicília) foram desenhados pelo ilustrador sergipano Lezio Lopes. Radicado em Sidney, na Austrália, desde 2020, o designer de 32 anos foi contratado pelo estúdio Plains of Yonder, de Seatlle, nos Estados Unidos, para criar as imagens estáticas — que depois seriam animadas pelo grupo de efeitos visuais da primeira temporada, que estreou em julho de 2021. A empreitada deu certo, e nada mais natural que o mesmo time repetisse a jogada agora.

— Em 2020, logo que cheguei na Austrália, entramos em lockdown por causa da Covid-19 — conta Lezio, que se formou em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará. — Uma das maneiras que encontrei para me manter ocupado foi focar na divulgação do meu trabalho. Comecei a criar ilustrações e estampas autorais e fui divulgando, principalmente, no Instagram (na conta @leziolopes). Uma dessas ilustrações chamou a atenção do Plains of Yonder.

Lezio Lopes — Foto: Redes Sociais

The White Lotus: Da praia ao palazzo

É fácil entender por que os americanos se encantaram com a arte de Lezio. A estamparia conversa com a atmosfera idílica do cenário havaiano e da pegada tropical da decoração da filial da rede fictícia White Lotus, onde se desenrola o caos e o mistério em torno daquele grupo de hóspedes e funcionários.

—Na primeira temporada, tive mais liberdade criativa em termos de composição, cores, elementos. Por isso, elas se conectam mais com meu trabalho autoral.

Já nas férias italianas, Katrina Crawford, uma das diretoras do estúdio, tirou fotos em alta resolução de um palazzo em Palermo, na ilha italiana onde aconteceram filmagens. Esse foi o material de base para o brasileiro.

—O trabalho consistiu em agregar as pinturas já existentes no cenário da série a novas imagens originais, no mesmo estilo, para manter a coesão — disse ele, que não teve contato com Mike White, o criador da programa, nem com Cristobal Tapia de Veer, o compositor da premiada trilha sonora, que sofreu algumas alterações rítmicas em relação à primeira versão.

Como a explosão de “The White Lotus” (a segunda temporada teve um aumento de cerca de 50% em audiência em relação à primeira, segundo o site da revista Variety), Lezio viu o interesse pelo seu nome também aumentar.

Ele agora é procurado não só por fãs da série, que começaram a segui-lo nas redes para parabenizá-lo, mas também clientes, interessados em seus traços. Ele conta que, apesar de ter começado a trabalhar com moda (suas primeiras criações foram para a marca de um colega de faculdade), hoje já expandiu seus horizontes para outros produtos.

—Já fiz embalagens, livros e trabalhei com decoração — diz o sergipano, que tem o alemão Olaf Hajek como uma das maiores inspirações do momento.