Contra Monark e fala sobre nazismo, famosos boicotam o ‘Flow’; veja lista
Nomes como Gabriela Prioli e MV Bill pediram para terem seus episódios tirados do ar após comentário do apresentador
Após se dizer a favor da existência de um partido nazista legalizado no Brasil, perder o patrocínio de grandes empresas e ser desligado de seu próprio podcast, o apresentador e youtuber Monark enfrenta outra leva de boicotes —agora por parte de antigos participantes que foram entrevistados no programa, o podcast “Flow“.
A advogada Gabriela Prioli, o cantor MV Bill, os músicos Lucas Silveira e Tico Santa Cruz, o humorista Marcos Castro, além do analista político Marco Antônio Villa, entre outros, pediram por meio de suas redes sociais para terem seus episódios removidos dos programas do “Flow”, em forma de repúdio à fala do apresentador, que divide a gestão do programa com Igor Coelho, conhecido como Igor 3k.
O comentário que desencadeou o caso foi feito na segunda, em entrevista com os deputados federais Tabata Amaral, do PSB, e Kim Kataguiri, do DEM. “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião”, disse Monark. “Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei.”
Veja a lista das personalidades entrevistadas por Monark que agora pedem para terem seus episódios tirados do ar.
Gabriela Prioli, advogada e comentarista política.
Eu e o @thiagomansur7 comunicamos que a nossa assessoria já entrou em contato com o Flow Podcast solicitando que o vídeo da nossa entrevista seja retirado do ar.
— Gabriela Prioli (@GabrielaPrioli) February 8, 2022
MV Bill, rapper e ativista carioca.
Po @monark ,que vacilo,que conversa fiada feia cara!
To pedindo agora pra retirarem do ar meu vídeo com a entrevista que dei pro @flowpdc 🤷🏿♂️🔥
— MV BILL (@mvbill) February 8, 2022
Marco Antonio Villa, historiador e comentarista político da TV Cultura.
Nota de Repúdio ao apresentador Monark, do Flow Podcast.#MarcoAntonioVilla #Monark #Flow #nazismo #demitido #FlowPodcast pic.twitter.com/36qFLJI2eB
— Marco Antonio Villa (@VillaMarcovilla) February 8, 2022
Cris Bartis e Juliana Walleuer, apresentadoras do podcast “Mamilos”.
Seguindo os aprendizados do episódio 117 do Mamilos – Paradoxo da Tolerância, a assessoria do @mamilospod solicitou que o vídeo da entrevista que @crisbartis e @juwallauer concederam ao Flow Podcast seja retirada do ar.
— Mamilos Podcast (@Mamilospod) February 8, 2022
Iberê Tenório, youtuber fundador do canal Manual do Mundo, dedicado à divulgação científica.
Por isso discordo absolutamente do que o Monark disse sobre permitirmos um partido nazista no Brasil e acho temeroso que isso comece a ser defendido. É um flerte com a desumanidade. +
— Iberê Thenório (@iberethenorio) February 8, 2022
Tico Santa Cruz, músico e compositor, fundador e vocalista da banda Detonautas.
Após o apoio de @monark a criação de um partido nazista, venho a público pedir que meu episódio no @flowpdc seja retirado do ar IMEDIATAMENTE.
Estou deixando de seguir o ambos e lamento que cheguemos a um tempo onde o óbvio precisa ser explicado todo dia! FIM— Tico Santta Cruz 🆘🇧🇷 (@Ticostacruz) February 8, 2022
Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno.
no meu episódio, a conversa se deu em grande parte com o @igor_3k, por termos alguns gostos em comum. eu não fui atrás, mas pelo menos de cabeça não o vi falando grandes absurdos irresponsáveis quanto essas coisas que o monark disse tantas e repetidas vezes. lima esse cara.
— FRESNO ✨ #VTQMV 05/11 (@lucasfresno) February 8, 2022
Erick Santos, pesquisador em direito e fundador do movimento Acredito.
Diante das declarações do Monark, solicitei a exclusão do episódio em que participei do Flow Podcast.
Sugiro aos amigos que participaram que façam o mesmo. Me recuso a ter meu nome associado a um podcast em que se defende a existência de um partido nazista no Brasil.
— Erick Santos | #ForaBolsonaro (@ErickSantosSP) February 8, 2022
Roberta Duarte, pesquisadora especialista em física e roteirista do canal Ciência Todo Dia.
É com uma dor imensa que eu pedi pra removerem meu vídeo do Ciência Sem Fim, mas não tenho como concordar em estar ligada aos Estúdios Flow após o que aconteceu ontem.
As falas do ex-apresentador são inaceitáveis e eu discordo veemente de tudo que foi dito.
— Roberta Duarte (@import_robs) February 8, 2022
Luiza Caires, editora de ciência do Jornal da USP.
Perguntei ao @cienciasemfim se o apresentador com discurso tolerante ao nazismo seguiria como sócio dos @estudiosflow, onde o Ciência sem Fim é produzido.
Como não sabem e ainda não houve um posicionamento público expresso da parte do podcast condenando o discurso+
— Luiza Caires – jornalista de ciências (@luizacaires3) February 8, 2022
Carlos Hotta, biólogo e divulgador científico.
Pedir que os vídeos contendo a minha entrevista para o Ciência Sem Fim sejam retirados das redes sociais. Eu sempre defendi falar sobre Ciência onde houvesse
demanda para isso, por isso participei de uma entrevista no canal, mesmo fazendo parte do grupo do Flow.— Cientista no jardim (@carloshotta) February 8, 2022
Marcos Castro, comediante e youtuber.
Não existe espaço pro nazismo em nenhuma instância na sociedade. Não existe liberdade de expressão que abrace discursos e ideologias de ódio, pois este ódio resultante é uma própria ameaça à liberdade de todos nós. (+)
— Marcos Castro (@marcoscastro) February 8, 2022
Plantão 190, portal paranaense online de notícias.
Participei duas vezes do @flowpdc bem no começo do podcast. Não sei o que houve com o @monark, além das atrocidades criminosas que ele disse, está irreconhecível se comparar das minhas participações. Peço que retire minhas duas participações do ar.
— Plantão 190 (@plantao190) February 8, 2022
Izzy Nobre, youtuber gamer.
Após analisar todo o ocorrido, estou convencido que a decisao certa é pedir tb que o @flowpdc remova minha participação. As falas do Monark ultrapassaram TODOS os limites do aceitavel, e eu me sinto frustrado pq tentei por MESES dar um contraponto às bobagens q ele vinha falando
— 💾Izzy Nobre (@izzynobre) February 8, 2022
Érico Borgo, influenciador, fundador do portal de notícias pop Omelete e dono do canal do YouTube Huuro.
Adoraria que o @erico_borgo fizesse o mesmo, por tudo o que ele representa na comunidade nerd https://t.co/ZAY7yb8Ae6
— Giovane Rivatto 🏹 🇦🇹 (@Giovane_Rivatto) February 8, 2022
Caio Gomes, podcaster e físico.
Informe a todos da família Caio Gomes:
Pedi hoje mais cedo a remoção da minha participação do Ciência sem Fim. Se um dia o podcast sair dos Estúdios Flow, eu autorizo novamente ele ser publicado.
— Caio Gomes | #BLM (@caiocgomes) February 8, 2022