Crítica: A Guerra do Amanhã – Amazon Prime
Eu li inúmeros comentários dizendo que “A Guerra do Amanhã” – já disponível no Amazon…
Eu li inúmeros comentários dizendo que “A Guerra do Amanhã” – já disponível no Amazon Prime – é um filme ruim porque é previsível e não apresenta nada de novo. Bem, se for assim, 95% dos projetos do cinema mundial são uma porcaria. Voltarei a defender um pensamento que frequentemente cito em meus textos: ser clichê e previsível não é um problema, tudo vai depender do desenvolvimento da história. Da jornada. De como estes clichês são trabalhados no filme.
O enredo de “A Guerra do Amanhã” não é perfeito. Principalmente no ato final onde 0 texto se bagunça nas resoluções e opta por caminhos fáceis para solucionar os problemas (além da presença irritante de um personagem para ser o bobão do grupo e fazer piadas). Mas o longa possui méritos e desenvolve com competência, e dinamismo, o seu básico. Como acontece em todo filme de ‘viagem no tempo’ nunca as explicações serão 100% coesas ou farão sentido, mas as justificativas são, no mínimo, decentes. Gosto da história entre pai e filha e acho importante para criar a veia emocional da narrativa.
Na trama, o futuro envia soldados para o passado pedindo por mais soldados para ajudar no extermínio de seres alienígenas que estão dizimando a terra. E eles enviam apenas os humanos que estarão mortos neste futuro, evitando assim, um paradoxo temporal. Daí acompanhamos Dan Forrester (Chris Pratt), professor e pai de família com histórico militar que é escolhido para passar sete dias no futuro e auxiliar em uma nova missão.
“A Guerra do Amanhã” pode não ser original ou surpreendente, mas é uma obra envolvente que diverte com ótimas cenas de ação e uma urgência que torna a experiência muito mais angustiante. Particularmente, foi uma experiência divertida e instigante, e no saldo geral o resultado é um longa imperfeito, mas não menos empolgante e divertido.
The Tomorrow War/EUA – 2021
Dirigido por: Chris McKay
Com: Chris Pratt, Yvonne Strahovski, J. K. Simmons…
Sinopse: Em A Guerra do Amanhã, a humanidade está perdendo uma batalha global contra uma espécie mortal de alienígenas em 2051. Para garantir a sobrevivência dos humanos, soldados e civis do presente são transportados para o futuro e se juntam à luta, entre eles Dan Forester (Chris Pratt), um pai de família determinado a salvar o mundo.