Streaming

Crítica: Alerta Vermelho (2021) – Netflix

“Alerta Vermelho”, já disponível na Netflix, é um filme de star power. É aquela típica…

“Alerta Vermelho”, já disponível na Netflix, é um filme de star power. É aquela típica obra cuja história você não lembra depois, não sabe o nome dos personagens, e tudo se sustenta na fama de suas estrelas principais, neste caso o trio formado por Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot – ou como alguns irão rotular “o filme do The Rock com o Deadpool e a Mulher-Maravilha!”.

Particularmente, não tenho nada contra filmes como este intuito e que são idealizados por estúdios e vendidos unicamente pelo poder de popularidade de seus atores. Hollywood desde que virou indústria faz isso, e há filmes que rendem uma boa diversão. Afinal, cinema é arte e tudo maravilhoso, mas não deixa de ser um negócio.

O problema de “Alerta Vermelho” é a sua falta de criatividade em trabalhar com os clichês, principalmente nas cenas de ação. O filme mescla muito do cinema exagerado habitual de Dwayne Johnson, com uma pitada de “Missão: Impossível”, outro de filmes de aventura como “Indiana Jones” e “A Lenda do Tesouro Perdido” e outra pitada de filmes de assalto. Mas, ao fim, nada é muito empolgante e as cenas de ação, apesar de em alguns momentos serem bem filmadas, são genéricas e por vezes cheias de cortes bruscos colaborando para algo difícil de entender.

No entanto, porém e todavia, há momentos onde um genérico resolve o problema. Se o filme não fica marcado na memória após o seu término – apesar de suas ambições de franquia -, é inegável o carisma de seu elenco e a capacidade dele de tornar algo bobo e sem sentido, em uma bobeira gratificante dentro de suas quase duras horas de duração. Dependendo do seu estado de espírito, “Alerta Vermelho” é um passatempo válido e despretensioso.

Red Notice/EUA – 2021

Dirigido por: Rawson Marshall Thurber

Com: Dwayne Johnson, Ryan Reynolds, Gal Gadot…

Sinopse: Em Alerta Vermelho, num mundo de crimes internacionais, quando a Interpol emite o alerta vermelho, o melhor investigador do FBI, John Hartley (Dwayne Johnson) entra em cena para localizar e capturar um dos criminosos mais procurados do mundo, “O Bispo” (Gal Gadot), a ladra mais bem sucedida em roubos de obras de arte do mundo inteiro e a mais procurada também. Para isso, Hartley precisará se unir com o pior dos piores, Nolan Booth (Ryan Reynolds), para se colocar em um ousado plano de assalto para capturar O Bispo. Esta grande aventura vai levar o trio ao redor do mundo, desde selvas até pistas de dança e prisão isolada, mas para isso terão que aguentar o pior de tudo constantemente um na companhia do outro. Mas quando se junta um investigador e dois ladrões tudo pode acontecer.