Crítica: As Agentes 355 (2022)
Disponível para assistir no Amazon Prime Vídeo
Dirigido por Simon Kinberg e formado por um elenco de estrelas como a recente ganhadora do Oscar, Jessica Chastain, e outras atrizes premiadas como Penélope Cruz, Lupita Nyong’o e Diana Kruger – além de Sebastian Stan (o Soldado Invernal) e Édgar Ramírez no time masculino, “As Agentes 355” vem com a proposta de ser um filme de ação e espionagem internacional cheio de diversidade e diversão.
A história é um repeteco das inúmeras tramas de conspiração utilizadas nestas franquas de espionagem como 007 e “Missão: Impossível”, o que, particularmente, não é um problema. Assim que os créditos sobem pouco lembramos do que era o objetivo e as resoluções da narrativa, mas diferente de alguns exemplares de James Bond e Ethan Hunt, “As Agentes 355” passa longe da criatividade na ação e em saber aproveitar o carisma de seu elenco para construir um filme que seja, no mínimo, divertido de assistir.
Ser um filme de ação com elenco feminino nunca foi o problema (como alguns machistas podem pensar), já que temos ótimos filmes de ação estrelados por mulheres (“Salt”, “Atômica” e por aí vai), mas o problema é quando não se aproveita o material visando um entretenimento à altura do elenco, mas preocupa-se somente com a representatividade.
O que temos aqui é um projeto sem vida, burocrático, clichê, filmado tradicionalmente e que não entrega nenhum tipo de cena interessante e diferente. Diante disto, o repeteco da história pesa e o resultado final é um filme sem sal e esquecível.
The 355/EUA – 2022
Dirigido por: Simon Kinberg
Com: Jessica Chastain, Penélope Cruz, Lupita Nyong’o, Diana Kruger, Sebastian Stan…
Sinopse: Quando uma arma ultrassecreta cai nas mãos de um grupo de mercenários que ameaçam o mundo, a agente da CIA Mace Brown (Jessica Chastain) terá que unir forças para uma missão letal com a agente alemã Marie (Diane Kruger); a ex-membro do MI6, especialista em computadores, Khadijah (Lupita Nyong’o); a psicóloga Graciela (Penélope Cruz), e com Lin Mi Sheng (Bingbing Fan), uma mulher misteriosa que está rastreando todos os seus movimentos. Cheio de adrenalina, ‘As Agentes 355’ apresenta inúmeras cenas de ação ao redor do mundo, dos cafés de Paris e mercados do Marrocos à riqueza e glamour de Xangai.