Crítica: Desencantada (2022) – Disney+
“Desencantada” é um misto de sentimentos. Sequências tardias e não planejadas, mas que acontecem porque…
“Desencantada” é um misto de sentimentos. Sequências tardias e não planejadas, mas que acontecem porque o filme original foi ficando cada vez mais querido pelo público, temos aos montes. Nem sempre o resultado é positivo (“Um Príncipe em Nova York 2”) e outros acertam com louvor todas as notas (“Top Gun: Maverick”). É uma aposta arriscada. A própria Disney já fez isso este ano com “Abradacabra 2” que é uma continuação super bacana que respeita os fãs da obra original.
“Desencantada” também respeita seu antecessor mas aposta em uma história onde os próprios roteiristas não sabem o que fazer com os personagens e até onde levá-los. As músicas não são marcantes e empolgantes como as de “Encantada” (que teve três canções indicadas ao Oscar na época), o texto não sabe o que fazer com Patrick Dempsey, Idina Menzel e James Marsden, mas eles estão aqui porque… são personagens super amados do primeiro filme e “precisam” estar. Mas o roteiro não ajuda.
A intenção de reciclar situações e ideias de outras histórias clássicas de contos de fada nunca foi o problema, aliás, um dos charmes do filme original de 2007 é justamente este mix de referências e homenagens à própria Disney. Aqui elas existem mas não agregam, e até as músicas parecem encaixadas apenas pela necessidade de ser um musical Disney do que para mover a história adiante em seu emocional. E esta continuação possui 10 minutos a mais do que o primeiro filme, e diferente de seu antecessor, as duas horas aqui pesam na experiência.
Preciso rever daqui um tempo e checar se realmente “Desencantada” é este pastel inflado cheio de ar, que apesar de um visual encantador e ter uma Amy Adams que continua maravilhosa, é uma obra que não empolga tanto e não engata. Amo demais o filme original e já o revi inúmeras vezes, portanto, ter este misto de sentimentos com “Desencantada” é uma decepção muito grande. Infelizmente.
Disenchanted/EUA – 2022
Dirigido por: Adam Shankman
Com: Amy Adams, Patrick Dempsey, Idina Menzel, James Marsden, Maya Rudolph, Gabriella Maldacchino…
Sinopse: Desencantada é a sequência da comédia Encantada (2007), sucesso em que a princesa de um mundo mágico (Amy Adams) é transportada para a cidade de Nova York, tendo que se acostumar com a agitada vida real contemporânea. No novo longa, Giselle se muda com a família para o subúrbio e acaba fazendo um pedido mágico para que sua vida volte a ser um conto de fadas. Porém, a situação foge do controle e começa uma corrida contra o tempo para ajeitar as coisas em busca de um final feliz.